Cidadãos e Ongs que colaboram para paz são homenageados

AssessoriaCidadãos e Ongs que colaboram para paz foram homenageados

Cidadãos e Ongs que colaboram para paz foram homenageados

O governador Teotonio Vilela Filho ressaltou nesta quarta-feira (23), durante a I Feira de Boas Práticas, a importância da participação da sociedade civil no combate à violência. Para Teotonio, a colaboração das Organizações Não Governamentais (Ongs), dos voluntários e sas políticas públicas tem sido fundamental no processo de construção da Paz implantado em Alagoas.

A I Feira de Boas Práticas homenageou cidadãos que colaboram para reduzir a criminalidade no Estado por meio de ações sociais. No evento, foram exibidas as boas práticas que previnem a violência através de iniciativas voltadas para a população em situação de vulnerabilidade, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Teotonio Vilela ressaltou a necessidade de promover eventos de valorização do voluntariado, destacando que essa prática permite a divulgação de ações que necessitam do apoio dos governos, da população, da iniciativa privada e demais instituições. “São atos de amor o que assistimos aqui. Quero saudar a todos que praticam a paz de forma silenciosa, com compaixão, com amor, com noção de responsabilidade para com o próximo”, disse Teotonio. “Alagoas precisa do trabalho de todos que foram, merecidamente, homenageados aqui”, acrescentou.

De acordo com o secretário de Estado da Defesa, coronel Dario César, a Feira tem o objetivo de dar visibilidade a essas boas práticas e expor a ideia de que a construção da paz é compromisso de todos os cidadãos. “Combater a violência não é apenas colocar polícia na rua. Precisamos implantar a cultura de paz, promover ações sociais, recuperar o dependente químico, resocializar o delinquente”, disse o secretário. “Quisemos buscar uma forma de destacar esse apoio das ONGs, das pessoas que se dedicam e que tanto colaboram com o Governo do Estado”, acrescentou.

Foram homenageados pela iniciativa de promover ações em favor de usuários de drogas, o Terço Vaso Novo que já atendeu mais de 300 moradores de rua. A ONG O Consolador, reconhecida pelo trabalho dedicado a crianças que permanecem na ONG no horário alternativo – funcionando como um segundo lar. Mais de 1.200 crianças já passaram pelo O Consolador. “Quero destacar a iniciativa do Governo do Estado porque, pela primeira vez, foi reconhecido o trabalho das ONGs através dessa homenagem. Nosso trabalho é feito com amor, contamos com algumas parcerias, uma delas é a da base comunitária do conjunto Rosane Collor”, ressaltou a coordenadora da ONG, Ana Lúcia.

A terceira homenageada foi a ONG Sua Majestade, o Circo – que trabalha com o resgate da autoestima de crianças por meio de atividades circenses. Na categoria Ação Governamental, foi reconhecido o trabalho dos Anjos da Paz, uma equipe multidisciplinar que trabalha com dependentes químicos nas comunidades. O projeto Bombeiro Mirim, promovido pelo Corpo de Bombeiros, recebeu o troféu pelas atividades que focam na redução da violência, na disciplina e na construção da paz. O projeto iniciou-se atendendo 30 crianças em Maceió e atualmente 300 são Bombeiros Mirins. Iniciativas da Polícia Militar, como a Base Comunitária e o Proerd também foram homenageadas.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário