O Comando de Policiamento da Capital (CPC), em parceria com a Aliança Comercial, reforçou o policiamento no comércio de Maceió. A medida deve perdurar até o final do mês de dezembro e visa reduzir a ação de marginais durante o período natalino.
De acordo com o comandante do CPC, coronel Gilmar Batinga, serão empregados 120 policiais – 50% a mais que em 2011 –, sendo 60 militares e 60 da Guarda Municipal, que se revezam em turnos das 8h às 14h e das 14h às 20h. O esquema especial vai até o próximo dia 31 de dezembro.
Uma estrutura foi montada no calçadão para servir de base aos militares, além de registro de possíveis ocorrências. “Nosso objetivo é, sobretudo, coibir os crimes, com a diminuição de roubos e furtos cometidos tanto contra a população quanto contra as lojas”, explica o responsável pela operação, major Davi Monteiro.
De acordo com o major, todo o esquema foi montado com base no número de consumidores circulando pelo comércio, que, nesta época do ano, chega a seis mil pessoas por dia – e ainda pode dobrar nas vésperas de Natal e Réveillon. Um apoio na iluminação também foi solicitado junto à Prefeitura de Maceió para coibir a ação de criminosos no período noturno.
Um sistema de videomonitoramento também deverá ser instalado no Centro.