O time do ASA atua hoje à noite na cidade de Campinas/SP, contra a formação do Guarani, ás 18h30 (horário de Alagoas), no estádio Brinco de Ouro, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
Com 38 pontos, o Guarani vê a cada rodada sua situação se complicar. Afinal, a equipe que antes sonhava com o acesso pode fechar a temporada de forma melancólica, com um retorno à Série C. A distância para o Z-4, cujo primeiro integrante é o Guaratinguetá, é de quatro pontos, que pode cair para apenas um dependendo dos resultados – o Guará visita o Joinville, enquanto Bragantino (já fora da zona) e CRB duelam com Ipatinga e Paraná, respectivamente.
Se o perigo bate à porta bugrina, o ASA já adotou um clima de tranquilidade. Sua vantagem para a degola é de dez pontos, faltando 12 a serem disputados. Uma vitória em Campinas acaba com todas as chances de rebaixamento, mas, caso aconteça um tropeço, os resultados da rodada podem favorecer os alagoanos. O time alvinegro vem embalado pela vitória contra o América-MG, fora de casa, por 1 a 0.
Além de não ter a preocupação do adversário, o ASA tem a seu favor um retrospecto bastante favorável. Nos três duelos contra o Guarani, dois em 2011 e um pelo primeiro turno da Série B deste ano, saiu vitorioso em todos.
ARBITRAGEM
Para esta partida o árbitro será Rodrigo Batista Raposo (Brasília-DF), sendo auxiliado pelos assistentes José Carlos Dias Passos e Luciano Roggenbaum. O quarto árbitro será Thiago Duarte Peixoto.
AS ESCALAÇÕES
Guarani: muitas dúvidas após o treinamento fechado desta segunda. Vilson Tadei, pressionado pelos meus resultados, não quis divulgar o time que começará a partida. O certo é que Fernando e Kleiton Domingues não jogam, enquanto Rafael Costa retorna ao time após cumprir suspensão. Costa disputa vaga com Fabrício.
No ataque, a má fase de Schwenck pode garantir uma troca com Ronaldo. O provável Bugre: Emerson; Oziel, Rodrigo Arroz, Neto e Bruno Recife; Lusmar, Fábio Bahia, Fumagalli, Rafael Costa (Fabrício) e Danilo Sacramento; Schwenck (Ronaldo).
ASA: a delegação alvinegra chegou no domingo à tarde em Campinas e ficou reclusa no hotel até segunda, quando fez o único treinamento. O grupo realizou apenas um treino técnico sob o comando de Nedo Xavier no campo do Grenasa (Grêmio Esportivo e Recreativo dos Empregados da Sanasa – Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S.A.), que foi gentilmente cedido pela administração do local.
Para enfrentar o Guarani Nedo Xavier vai fazer mudanças na equipe, uma vez que não contará com o volante Lucas que está suspenso e Chiquinho Baiano que está contundido, mas contará com o retorno do zagueiro Edson Veneno, mas este ficará como opção no banco de reservas.
Para este confronto, Nedo Xavier mantém dúvidas na escalação. O provável ASA para este duelo é formado por: Gilson; Fabiano, Audálio e Edson Veneno; Osmar, Cal, Geovani (Davi Ceará), Didira e Chiquinho Baiano (Thallysson); Lucio Maranhão e Alexsandro.
QUEM ESTÁ FORA
Guarani: o zagueiro Fernando e o meia Kleiton Domingues cumprem suspensão automática. Já o zagueiro André Leone e o atacante Robinho estão machucados.
ASA: o técnico Nedo Xavier não poderá contar com o meia Lucas por conta de suspensão. Além disso, o lateral-esquerdo Chiquinho Baiano ficou em Arapiraca se recuperando de uma lesão na coxa esquerda.
FIQUE DE OLHO
Guarani: Fumagalli será titular pela segunda vez consecutiva e espera recuperar o ritmo de jogo que lhe fez ganhar o prêmio de melhor jogador do interior do Campeonato Paulista. Plenamente recuperado da contusão que o tirou por quase dois meses da equipe titular, o meia é a esperança de vitória do Bugre, especialmente pela qualidade na bola parada.
ASA: com permanência praticamente garantida na Série B em 2013, o ASA apenas cumpre tabela neste momento. Por isso, uma das grandes atrações da equipe continua sendo Lúcio Maranhão, que briga com Neymar pelo posto de artilheiro do ano no Brasil. O atacante do ASA já tem 40 gols na temporada
O QUE ELES DISSERAM
Vilson Tadei, técnico do Guarani: "O time tem jogado de forma consciente. Talvez tem faltado o gol, mas, a partir do momento que a bola entrar, começamos a ter tranquilidade. Espero que a equipe seja mais aguerrida. Afinal, ela pode dar muito mais. Tenho certeza que as coisas vão mudar, e mudar para melhor".
Nedo Xavier, técnico do ASA: "A meta agora é irmos o mais longe que pudermos para mostrar a todos que este grupo tem qualidade".
NÚMEROS E CURIOSIDADES
* Lúcio Maranhão, artilheiro do ASA, já tem 40 gols no ano, mais do que o Guarani em toda a Série B (32, dono do pior ataque da competição).
* Schwenck, que desperdiçou um pênalti no encontro das equipes no primeiro turno, não marca há 12 jogos. O último foi no dia 17 de agosto, na goleada sobre o CRB por 4 a 0 – na ocasião, ele anotou três.
* O ASA tem 100% de aproveitamento contra o Guarani. Venceu dois jogos em 2011 (3 a 2 em Arapiraca e 1 a 0 em Campinas) e um em 2012 (1 a 0, em Arapiraca).
* Primeiro reforço do Bugre para 2013, o lateral-esquerdo Diogo estava no ASA. No entanto, foi dispensado por deficiência técnica.
ÚLTIMO CONFRONTO
O artilheiro Lúcio Maranhão garantiu a vitória pelo placar mínimo no encontro entre as equipes, no dia 10 de agosto deste ano, pela 16ª rodada da Série B, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca.
Diante de 3.561 pagantes, o ASA venceu por 1 a 0 e contou com noite inspirada do goleiro Gilson, que defendeu um pênalti cobrado por Schwenck aos 46 minutos do segundo tempo.
Os alagoanos atuaram com: Gílson; Gabriel, Fabiano, Edson Veneno e Chiquinho Baiano; Cal (Geovane), Lucas, Audálio e Didira (Valdívia); Roberto Jacaré (Alexsandro) e Lúcio Maranhão.
Já o Bugre foi a campo com: Emerson; Chiquinho (Medina), Rodrigo Arroz, André Leone e Alex Barros; Jackson, Fábio Bahia, Ademir Sopa e Kleiton Domingues; Juninho (Clebinho, depois Ronaldo) e Schwenck.