Pavimentação asfáltica do complexo prisional é inaugurada

AssessoriaPavimentação asfáltica do complexo prisional é inaugurada

Pavimentação asfáltica do complexo prisional é inaugurada

A Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap) deu mais um passo em direção à modernização do sistema prisional alagoano. Na manhã desta terça-feira (6), o superintendente geral da Sgap, tenente-coronel Carlos Luna, junto com o secretário de Estado da Defesa Social, Dário Cesar Cavalcante inauguraram a pavimentação asfáltica das vias internas do complexo prisional, a nova sede do Centro de Operações Penitenciárias (Copen), a reforma do Módulo 3 do Presídio Cyridião Durval e o espaço Multieventos Santa Luzia. A solenidade contou com a presença de outros representantes do Governo do Estado, da sociedade civil e servidores da Sgap.

A pavimentação do acesso do complexo prisional era uma antiga reivindicação dos servidores e visitantes, que sofriam para chegar às unidades, principalmente na época das chuvas. A obra que foi realizada com recursos próprios da Sgap em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e custou 470 mil reais. Os trabalhos também contaram com a participação de mão-de-obra carcerária na fabricação de blocos para os meios-fios. Foi asfaltada uma extensão de mil e 700 metros de pista, interligando cinco unidades prisionais, e simbolizando a abertura de um novo caminho para o sistema prisional, que a cada dia avança para ser um dos mais modernos do país.

Para o secretário, Dario César, que representou o governador, Teotonio Vilela Filho na solenidade, as mudanças realizadas pela Sgap demonstram que o sistema penitenciário de Alagoas vive uma nova realidade com mais respeito aos servidores e familiares dos reeducandos. “Até o mais descrente não deixa de reconhecer que o sistema passa por melhorias a cada dia, e não podemos desconsiderar essas conquistas. Para alguns a pavimentação pode parecer luxo, mas só quem vive a realidade seja trabalhando ou visitando parentes nos presídios sabe quanto era difícil o acesso antes dessa obra”, completou.

Já o superintendente Carlos Luna, que em seu discurso citou os poetas Fernando Pessoa e Carlos Drumond de Andrade, ressaltou o quanto é importante superar barreiras para se obter o êxito. Luna não deixou de destacar o empenho do Governo do Estado na realização dos avanços da Sgap nos últimos anos. “Hoje todos podem ver que no sistema prisional não existe somente pedras, mas também alegrias e boas coisas. Quando visitei o complexo prisional há algum tempo atrás fiquei assustado com as condições das vias, só existia mato e buracos. Agora estamos vivendo uma nova história e traçando novos caminhos. A cada dia queremos construir um sistema mais justo e que cumpra o papel da ressocialização”, enfatizou.

Com a inauguração da nova sede do Copen, a Sgap vai acomodar num único local as Centrais de Monitoramento Eletrônico de Reeducandos, de Radiocomunicação, de Monitoramento de Veículos e de Controle das Unidades Prisionais. Com uma estrutura moderna, o novo espaço dispõe de instalações e equipamentos de última geração que vai garantir a efetividade do trabalho operacional dos agentes. A obra teve um custo de 190 mil reais e foi custeada pela empresa do consórcio de monitoramento eletrônico de sentenciados, 3M. Ao todo foram criados dez ambientes, incluindo uma sala para instalação de tornozeleiras, uma sala de monitoração, sala de reunião e gabinete da direção.

Já a reforma do Módulo 3 do Presídio Cyridião Durval, é uma garantia de mais vagas que vão ajudar a desafogar outros módulos da unidade. O espaço tem capacidade para receber 64 presos, 4 por cela. Para o gerente geral da unidade, José Gilton de Messias, a melhoria é uma grande ajuda para a dinâmica da unidade. “A abertura do módulo vai trazer mais tranquilidade e facilitar o trabalho dos agentes. Com isso queremos a cada dia humanizar ao máximo a custódia dos reeducandos dando o primeiro passo para a ressocialização”, disse.

Durante a solenidade, a Sgap ainda apresentou um novo lote de 75 tornozeleiras eletrônicas, ampliando o sistema de monitoração de reeducandos de 300 para 375 reeducandos. Também foram entegues 120 pistolas “Sparks”, arma não letal, que vão substituir, como manda a legislação em vigor, as armas letais dentro das unidades penitenciárias

Espaço Multieventos

O Espaço Multieventos Santa Luzia, que foi inaugurado nesta terça-feira, fica em uma área anexa à unidade, servirá para a realização de eventos culturais, religiosos, de capacitações para os servidores do sistema prisional e reuniões de trabalho.

“Eu vejo tudo isso como uma conquista presente para as reeducandas. O Santa Luzia agora dispõe de mais um ambiente que vai fortalecer o trabalho de ressocialização. A construção do espaço só foi possível graças ao esforço da Sgap junto com o corpo da direção da unidade”, enfatizou a gerente geral da unidade, Ludmila Macedo.

Fonte: Ascom Sgap

Veja Mais

Deixe um comentário