O que muitos achavam ser improvável aconteceu. Jogando fora de casa, na Escócia, a imensa pressão exercida pelo Barcelona dentro de campo não foi suficiente e a equipe catalã acabou perdendo para o Celtic, que aproveitou as poucas chances que teve, por 2 a 1 em duelo válido pela quarta rodada da fase de grupos da Champions League.
Com este resultado, o Barcelona perde seu aproveitamento de 100% nesta edição da Champions. A equipe catalã ainda deixa escapar a chance de se classificar antecipadamente às oitavas de final da competição e vê um tabu de 6 anos cair.
Desde 2006, quando perdeu por 1 a 0 para o Chelsea em Stamford Bridge, o Barcelona não era derrotado fora de casa na fase de grupos da Champions League.
A derrota deixou o Barcelona ainda na liderança do grupo G da Uefa Champions League com 9 pontos. O Celtic encostou nos catalães e segue como vice-líder com 7 pontos. O Benfica subiu para terceiro com 4 pontos, um a mais do que o agora lanterna Spartak de Moscou.
Na próxima rodada, o Barcelona e o Celtic podem confirmar suas classificações à próxima fase da Champions. Os catalães vão até a Rússia enfrentar o Spartak, enquanto os britânicos viajam até Portugal para jogar contra o Benfica.
O jogo
Apesar de ter mais volume de jogo, o Barcelona saiu atrás no placar e viu o Celtic abrir o marcado aos 21 minutos do primeiro tempo com Wanyama, que completou uma cobrança de escanteio do lado direito do campo.
Mesmo com o placar apontando vitória para o Celtic, isso não refletia a realidade do que se via em campo. O Barcelona chegou a acertar a trave do time escocês por duas vezes na etapa inicial e esteve estrondosos 82% do tempo com a posse de bola. Mas o jogo foi para o intervalo com 1 a 0 para a equipe mandante.
No segundo tempo, o Barcelona continuou a pressionar, mas pecou nas finalizações, muitas delas por conta do goleiro Foster. Nem as entradas de Fábregas no lugar de Song e Villa no lugar de Alexis Sanchez feitas pelo técnico Tito Vilanova foram suficientes.
Com o time inteiro atrás, o Celtic ainda conseguiu aproveitar um contra-ataque e ampliar o placar com Watt, aos 38 minutos da etapa final, para a festa dos torcedores escoceses. Messi, já nos acréscimos, descontou para o Barça