A Secretaria de Estado da Educação garantiu, por meio de um Termo de Compromisso firmado com o Ministério da Educação (MEC), R$ 52 milhões em recursos destinados à construção de quadras poliesportivas para escolas da rede pública estadual. Parte dessa verba, equivalente a R$ 3,471 milhões, já está sendo liberada pelo governo federal para a construção imediata de sete quadras das 96 unidades de ensino analisadas.
De acordo com o levantamento realizado pela Secretaria de Educação, dessas escolas 28 possuem espaço físico adequado para a construção imediata de quadras poliesportivas. Segundo o secretário de Estado de Educação e do Esporte, Adriano Soares, o MEC vai viabilizar, além dessas novas quadras, a aplicação de cobertas em outras 23 já existentes.
“O projeto de construção das quadras poliesportivas tem uma importância fundamental para a melhoria do ensino da rede estadual, pois os alunos terão espaços para a prática de esporte e lazer, possibilitando maior interação com a escola”, explica.
Adriano Soares também enfatizou a iniciativa do governo do Estado no encontro que teve com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. “Nós estamos reforçando a atuação em conjunto com o MEC, como foi definido em reunião com o governador do Estado, Teotonio Vilela, e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que prometeu apoio para mudar o quadro da educação em Alagoas”.
Aloizio Mercadante, na ocasião, também prometeu a liberação de recursos para a construção de 36 escolas de ensino médio, o que vai possibilitar que, até 2014, haja mais condições de matricular um grande número de alunos, ajudando, consequentemente, no avanço de Alagoas.
A coordenadora Especial de Infraestrutura da SEE, Josemée Lima, explica que a construção das quadras deve seguir alguns critérios estruturais, a exemplo de abastecimento de água, energia e rede de esgoto na região na qual será instalada. “Além disso, o terreno deve estar em um raio de, no máximo, 500 metros de distância da unidade de ensino”, enfatiza.
Ainda segundo a coordenadora, a pasta cumpriu o prazo estabelecido pelo MEC para o envio de informações e buscou contemplar escolas de todas as regiões do Estado. “A quadra, além de proporcionar a prática de esporte aos alunos, é um elemento fundamental para mantê-los por mais tempo no ambiente escolar”, reconhece Josemée.
Novas escolas em 2013 – Na última sexta-feira (9), o secretário de Estado de Educação, Adriano Soares, participou de uma visita técnica ao secretário-executivo do MEC, José Henrique Paim Fernandes. Durante a reunião, entre outros pontos, foi discutida a construção de 36 escolas da rede estadual para 2013 dentro do Regime Diferenciado de Contratação (RDC).
De acordo com o secretário da Educação, por intermédio do RDC, haverá maior celeridade nos processos licitatórios para os projetos da Educação, tanto para a realização de reforma quanto para a construção de estabelecimentos de ensino.