Campeão de 2011, Neymar está novamente entre os finalistas do Prêmio Puskas, oferecido pela Fifa ao gol mais bonito do ano. O atacante do Santos concorreu nos dois anos anteriores e ganhou com a pintura anotada diante do Flamengo na vitória do time rubro-negro na Vila Belmiro.
Em 2012, Neymar é um dos dez finalistas com um dos golaços anotados contra o Internacional, em 7 de março, pela fase de grupos da Libertadores.
Entre os outros candidatos estão Lionel Messi por um de seus gols na vitória da Argentina sobre o Brasil por 4 a 3, em Dallas (Estados Unidos), em 9 de junho, e Falcao Garcia pelo voleio anotado em amistoso com o Atlético de Madri diante do América de Cali, em maio.
Neymar e Falcao se enfrentam nesta quarta-feira no Brasil x Colômbia, em New Jersey (EUA).
O Fenerbahce tem dois jogadores entre os finalistas, Miroslav Stoch e Moussa Sow. Hatem Ben Arfa (Newcastle), Eric Hassli (Vancouver Whitecaps), Gastón Mealla (Nacional Potosí), Agyemang Badu (seleção de Gana) e Olivia Jimenez (seleção feminina mexicana) são os outros candidatos.
A votação está aberta no site da Fifa até o dia 29 deste mês, e os três finalistas disputarão o prêmio Puskas. O ganhador será anunciado no dia 7 de janeiro junto à premiação do melhor do mundo.