A Chapa Renova OAB tomou conhecimento, com enorme surpresa e indignação, do teor de uma gravação entregue pela imprensa local à nossa assessoria de comunicação, na noite de ontem, contendo, supostamente, conversas travadas entre Dr. Omar Coelho, Dra. Rachel Cabús e alguns de seus mais importantes apoiadores e candidatos da Chapa “OAB PARA TODOS”, supostamente planejando a utilização da estrutura administrativa da entidade e de informações restritas à atual diretoria para a compra de votos nas eleições da OAB/AL deste ano (mediante pagamento de anuidades de advogados inadimplentes).
No plano eleitoral, protocolamos, na tarde de hoje (14.11) um expediente perante o Conselho Federal da OAB, dando conhecimento do referido áudio e requerendo a imediata apuração dos fatos e a adoção das medidas urgentes cabíveis; ademais, solicitamos a nomeação de um Observador do Conselho Federal para, doravante, acompanhar todos os passos da nossa eleição em Alagoas. Na seara disciplinar, cobraremos a meticulosa e séria apuração da denúncia, para que os culpados por eventuais desvios sejam punidos após regular processo disciplinar, no qual lhes sejam garantidos o contraditório e a ampla defesa, além do respeito devido aos acusados em geral e às suas famílias.
Por outro lado, certamente há muitos integrantes do grupo “OAB PARA TODOS”, assim como a maioria esmagadora da advocacia alagoana, que não participaram, nem tinham conhecimento dos atos revelados pela imprensa e contra os quais, portanto, não se podem lançar as críticas, nem as reprimendas merecidas pelos supostamente envolvidos.
Assim agiremos porque a Ordem dos Advogados do Brasil está acima não só de seus
dirigentes, mas de todos nós candidatos, devendo a sua imagem e credibilidade ser preservadas em primeiro lugar, em detrimento de qualquer sanha eleitoreira. Após o esclarecimento dos fatos e a justa responsabilização dos envolvidos, a OAB sairá ainda mais forte desse episódio, pois demonstrará ser capaz de apurar e punir, com honradez e sem corporativismo, os desvios de seus membros, como é de se esperar de uma entidade octogenária que teve (e tem) uma enorme importância na consolidação da Democracia e na manutenção da Ordem Jurídica no nosso país.
Maceió, 14 de novembro de 2012.
Thiago Bonfim
Advogado