O governador em exercício, José Thomaz Nonô, definiu numa reunião nessa terça-feira com o Comitê Estadual de Combate à Seca, que o Estado fará um encontro com prefeitos dos municípios do Sertão, provavelmente na cidade de São José da Tapera, para discutirem in loco os problemas que afligem a região no período mais castigante da estiagem. Segundo Nonô, o governo estadual tem feito ações em várias frentes no sentido de amenizar os efeitos da seca no Sertão alagoano, mas é preciso que os prefeitos e lideranças locais desses municípios continuem a debater com o Estado como encontrar formas de solucionar os problemas mais críticos desta situação.
“Vamos definir data e local para essa reunião, mas a princípio ela acontecerá na próxima segunda-feira (26), na cidade de São José da Tapera”, informou o governador em exercício. “O governador Teotonio Vilela e o governo como um todo estão preocupados com a estiagem que está prevista para ser a mais longa e forte da história de Alagoas”, acrescentou.
O governador Thomaz Nonô participou da última reunião da Sudene, há cerca de dez dias, em Salvador, onde alertou à presidente Dilma Rousseff e aos membros do órgão que Alagoas precisa de uma atenção diferenciada do governo federal para enfrentar a seca. “Vamos continuar mobilizados, superando os obstáculos das tramitações burocráticas, e enfrentando ao lado dos prefeitos os problemas trazidos pela estiagem”, assegurou.
Do Comitê Estadual de Combate à Seca, estiveram reunidos com o governador em exercício, o coronel Luiz Antônio, do Corpo de Bombeiros; Inês Pacheco, presidente da Emater; Sílvio Azevedo, diretor de Planejamento e Projetos de Irrigação da Secretaria de Estado da Agricultura; Josival Almeida, pesquisador Agropecuário da Secretaria de Estado da Agricultura; Álvaro Menezes, presidente da Casal; e os secretários de Estado Marco Fireman (Infraestrutura), José Marinho (Agricultura), Napoleão Casado (Recursos Hídricos e Meio Ambiente) e o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Jamerson Lima.