Alagoas terá Plano de Estado do Turismo

Ascom/SeturAlagoas terá Plano de Estado do Turismo

Alagoas terá Plano de Estado do Turismo

Nesta manhã, 22, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL) apresentou, para membros do Ministério do Turismo (MTur), o escopo metodológico do Plano Estadual do Turismo de Alagoas. O documento será entregue à população no dia 11 de dezembro e já existe um pleito para que se torne lei.
O objetivo do encontro é constatar se as atividades para criação do documento de diretriz política do setor turístico, em Alagoas, estão em congruência com a diretriz nacional (Plano Nacional do Turismo – PNT). Diversos encontros aconteceram durante o ano de 2012, como oficinas de validação, de planejamento, orientação, alinhamento e até de edificação.
Segundo Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo, a construção do Plano Estadual do Turismo prevê que a classificação de municípios turísticos em níveis de desenvolvimento, favoreça a implementação da política do setor.
Com isto, foi elaborada a Cartilha de Regionalização. “Quando colocamos este desafio e os critérios de classificação turística para as regiões em Alagoas, nos colocamos à disposição para colaborar e ajudá-las. Havendo o engajamento do município, seu nível crescerá na próxima avaliação e a atuação da Secretaria, consequentemente”, garantiu Renato Lobo, coordenador da ação pelo programa Alagoas Tem Pressa.
A meta da Secretaria de Estado do Turismo é o fortalecimento dos Grupos Gestores, dos APLs (Arranjo Produtivo Local) e da gestão descentralizada. A expectativa é que os atores locais tenham a capacidade de assumir o compromisso das ações contempladas no plano. Esta é a garantia da continuidade nas próximas gestões de governo.
Diretriz Nacional
A representante do Mtur, Lorena Dantas, do Departamento de Planejamento e Avaliação do Turismo, apresentou um trabalho sobre o fortalecimento da gestão do turismo em Alagoas e como funciona a gestão descentralizada no âmbito nacional. “A ideia é proporcionar o alinhamento do Plano Estadual com as diretrizes estratégicas do MTur para o fortalecimento da Gestão do Turismo no Brasil”, explica.
Lorena destacou a importância do trabalho de campo que vem sendo realizado no estado, garantindo que esta ação constitua a base da construção do plano. “A gestão compartilhada, envolvendo o empresário do turismo local, é fundamental para a continuidade do Plano na mudança de governo”, afirma.
Ainda acrescentou que o PNT, que orienta a atuação do MTur – em parceria com o trade, as esferas de governo estadual e municipal, além do empresariado e sociedade civil organizada – será aprovado pela Presidenta da República.
Outro objetivo é fazer com que – de forma sistêmica – este trabalho gere uma agenda estratégica contribuindo para a eliminação de gargalos que impedem o desenvolvimento da atividade turística, além de facilitar o alcance das metas propostas no Plano de Turismo do Estado, que terá horizonte de 10 anos (2013-2013).
A construção do Plano Estadual do Turismo está inserida no programa Alagoas Tem Pressa.

Fonte: Ascom/Setur

Veja Mais

Deixe um comentário