Central para tratamento de resíduos começa a operar em 2013

Ascom SeplandeAscom Seplande

As obras de implantação da Central de Tratamento de Resíduos (CTR), que será implantada no município de Pilar, terão início no mês de dezembro deste ano. O anúncio foi feito pelo presidente da empresa URCD Ilha Grande, Mário Edson Carvalho, durante reunião, nesta quinta-feira (22), com o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.

Composta por equipamentos que irão tratar todos os tipos de resíduos industriais e domiciliares urbanos, a CTR possui um investimento total de R$ 80 milhões. De acordo com os empresários, as operações serão iniciadas em junho de 2013, empregando diretamente 80 trabalhadores. Durante as obras, a CTR vai gerar 200 postos de emprego na área da construção civil.

“Esse é um empreendimento especial para Alagoas. Além da quantidade de investimentos e os empregos que serão gerados, a CTR vai suprir uma carência existente nos municípios da Região Metropolitana de Maceió, onde não há um local adequado para o tratamento de resíduos sólidos, fator que evita a poluição e minimiza os impactos ambientas e sociais”, declarou o secretário Luiz Otavio Gomes.

O complexo contará com um aterro para resíduos “classe dois”, os chamados tecidos inertes; células para resíduos “classe um”, que são os industriais e por serem contaminantes precisam de um tratamento diferenciado; e três unidades de tratamento de resíduos: uma para saúde, uma para líquidos industriais e uma para resíduos de construção civil.

“Com a implantação da CTR, o aterro sanitário de Pilar será fechado e todo o resíduo domiciliar urbano da cidade será recebido gratuitamente pela Central. A destinação de 2/3 dos resíduos de Pilar e de todos os municípios e empresas que fiquem a um raio de até 50 km serão atendidos e tratados de maneira ambientalmente correta”, garantiu o presidente da URCD, Mário Edson Carvalho.

A CTR também terá um espaço para incineração, onde será feita a queima de até 90% do volume dos resíduos e consequente destruição dos microrganismos que causam doenças, além de um centro de educação ambiental para capacitação profissional de professores e demais técnicos da rede pública e privada da região. No próximo dia 21 de dezembro, o governador Teotonio Vilela Filho, acompanhado do secretário Luiz Otavio Gomes, fará uma visita às obras.

Fonte: Ascom Seplande

Veja Mais

Deixe um comentário