Desempenho dos alunos da graduação será avaliado no Enade

IlustraçãoIlustração

Alunos de oito curso da Universidade Federal de Alagoas farão provas no próximo domingo, 25, para avaliar os conhecimentos adquiridos na graduação e testar a base intelectual vinda do ensino médio para o superior. O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) será aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) em todo o país.

Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social – Jornalismo, Design, Direito, Psicologia e Turismo serão avaliados a partir das notas dos alunos ingressantes no ano letivo de 2012 e concluintes até junho de 2013. Nesse último caso, os que estão com mais de 80% da matriz curricular cursada, conforme inscrição realizada por cada coordenação de curso.

Os estudantes podem consultar o local de prova no site do Inep. É importante lembrar que o exame começa às 13h, horário de Brasília, ou seja, 12h para os candidatos de Alagoas, mas é necessário chegar ao local com antecedência mínima de 45 minutos. Para os alunos inscritos que iniciaram a graduação em 2012, a prova é facultativa. Por outro lado, o Enade é obrigatório para os inscritos que estão concluindo o curso.

A prova é composta de 40 questões, discursivas e de múltipla escolha, sendo 10 de formação geral e 30 específicas da área. A nota obtida pela média do desempenho dos alunos é o que vai definir a possibilidade de avaliação de uma comissão do Ministério da Educação para renovar o conceito de reconhecimento de cada curso. Se o desempenho for inferior a 3, automaticamente a universidade recebe a visita da comissão de avaliação.

“Fizemos um trabalho de sensibilização com os estudantes sobre a importância da prova, porque se o curso é avaliado com um bom conceito, todo mundo ganha, porque também é um incentivo à inserção do aluno no mercado de trabalho”, ressaltou o professor Alexandre Lima, coordenador de Cursos de Graduação da Ufal.

O aluno que não comparecer à prova no próximo domingo ficará em situação irregular no Inep e, assim, impossibilitado de colar grau, até a realização do próximo Enade, quando ele vai ser inscrito novamente para ter a dispensa no exame. Quem tiver impossibilitado de realizar a prova, deverá justificar a ausência no site do Inep, num período divulgado posteriormente. Casos, por exemplo, relacionados à saúde e a intercâmbio internacional são aceitos pelo Instituto como justificativa de falta.

Fonte: Ascom Ufal

Veja Mais

Deixe um comentário