Sódio em excesso prejudica rins, coração e vasos sanguíneos

Ascom Santa CasaNefrologista Rodrigo Peixoto

Nefrologista Rodrigo Peixoto

Enquete recente realizada pelo Ministério da Saúde revela que 22,7% dos brasileiros já receberam diagnóstico de hipertensão. Entre outros fatores, a doença é provocada também pelo consumo excessivo de sal.

De acordo com o nefrologista Rodrigo Peixoto Campos, apesar do sódio contribuir para o bom funcionamento do organismo, o consumo abusivo de sal pode trazer sérios problemas à saúde. O excesso de sódio, principal componente do sal de cozinha, está associado ao desenvolvimento da hipertensão arterial, de doenças cardiovasculares, renais entre outras, que estão entre as primeiras causas de internações e óbitos no Brasil e no mundo. “O sódio é responsável pela regulação da quantidade de líquidos que ficam dentro e fora das células.

Quando há excesso dessa substância, diz Rodrigo Peixoto, ocorre um aumento no volume desses líquidos.” O organismo retém mais água, o que aumenta o volume sanguíneo, sobrecarregando o coração e os rins, o que pode levar à hipertensão. Em linha geral, a pressão alta prejudica a flexibilidade das artérias e ataca a parede dos vasos sanguíneos, levando a problemas no coração, rins e o cérebro.

Fonte: Ascom Santa Casa

Veja Mais

Deixe um comentário