Banhistas podem aproveitar final de semana no litoral alagoano

O relatório de balneabilidade de 55 trechos do litoral alagoano é divulgado hoje pelo Instituto do Meio Ambiente. Nenhum deles é considerado impróprio para banho, de modo que os banhistas podem aproveitar as regiões: metropolitana, norte e sul. O levantamento semanal é feito com base na resolução nº 274 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) pela Diretoria de Laboratório Ambiental.

As praias são classificadas como próprias, quando em 80% ou mais, de um conjunto de amostras obtidas em uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, não exceder o limite de mil NMP (Número mais provável) de Coliformes Termotolerantes (fecais) por 100mL da amostra de água. E são consideradas impróprias quando não obedecer a esse critério ou apresentar na última semana um valor superior a 2,5 mil Coliformes Termotolerantes (Fecais) por 100mL de água.

Em Alagoas são feitas coletas semanais em 11 trechos do litoral sul, compreendidos entre o Pontal do Peba e a Praia do Gunga. Na região metropolitana, desde a Barra de São Miguel até a Barra de Santo Antônio, são verificados 30 pontos e mais 14 no litoral norte, entre a Barra de Camaragibe e Maragogi.

As amostras foram colhidas entre os dias 26 e 27 de novembro quando não houve registro de chuvas nas áreas, fator que pode provocar alteração nos resultados por causa das águas carreadas por rios e riachos que cortam áreas ocupadas por pessoas.

Os relatório são disponibilizados no site do IMA e podem ser visualizados em PDF ou através do Google Earth.

Fonte: IMA

Veja Mais

Deixe um comentário