O primeiro mês de 2015 trouxe uma importante novidade para os pesquisadores do Instituto Federal de Alagoas. Em reunião com o reitor Sérgio Teixeira, na manhã desta quarta-feira (28), o novo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), o economista e professor Fábio Guedes, anunciou a concessão de apoio financeiro a projetos de pesquisa desenvolvidos por docentes e técnicos do Ifal.
Com essa medida, abre-se mais uma possibilidade para os pesquisadores do instituto alagoano submeterem propostas de trabalho e captarem recursos que viabilizem o andamento dos estudos. Atualmente, os servidores podem participar de editais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/CNPq) e da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes).
Na ocasião, o presidente da Fapeal falou sobre a importância da parceria com o Instituto Federal de Alagoas para o desenvolvimento da pesquisa em Alagoas. “É uma solicitação do próprio governador Renan Filho que haja um envolvimento maior das ações da Fapeal com as unidades do Ifal. A Fundação já tem uma parceria consolidada com a Ufal e estamos à disposição para também firmar com o instituto”, garantiu o presidente.
O reitor do Ifal recebeu a informação com o entusiasmo. “Ao longo dos últimos anos, a Reitoria tem trabalhado para que a pesquisa aconteça no Ifal e atenda a demandas da sociedade. Nessa área, o apoio de agentes fomentadores é crucial. A estratégia de aproximação entre o Ifal e a Fapeal resultará em grandes estudos para Alagoas”, destacou Teixeira.
Durante a reunião, que também contou com a presença do pró-reitor de Ensino do Ifal, Luiz Henrique Lemos, e do chefe de gabinete da Fapeal, Rômulo Sales, já foram discutidas as possibilidades para construção de editais e quais áreas de conhecimento seriam contempladas.