O município de Arapiraca terá, em breve, uma unidade avançada da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (28), em Maceió, durante reunião entre o vice-prefeito de Arapiraca, Yale Fernandes (PMDB), secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hidrícos, Alexandre Ayres, Gustavo Lopes, do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Arapiraca, Ivens Barboza.
O local ainda será definido, mas o grupo citou que poderá ser instalada na nova sede da Governadoria do Agreste, que passa por um processo de reforma e ampliação.
Além da implantação da unidade agreste, durante a reunião também foi solicitada a autonomia do município em avaliar e conceder licença ambiental para alguns casos – uma dificuldade que se arrasta há vários anos. " Essa é uma reivindicação antiga e necessária, pois representa um entrave na instalação de alguns empreendimentos e até em algumas ações da gestão. como a licença para pavimentação de ruas", ponderou Ivens Barboza.
Ainda durante o encontro, o vice-prefeito Yale Fernandes, que representou a prefeita Célia Rocha (PTB), ratificou o posicionamento do secretário municipal Ivens Barboza acerca da necessidade de se promover uma política estadual de educação ambiental.
O município de Arapiraca tem um papel estratégico nas ações em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas, uma vez que está coordenando o Consórcio Regional de Tratamento de Resíduos Sólidos, no qual a prefeita Célia Rocha é a presidente do grupo de gestores de 15 municípios do Agreste e parte do Sertão e Bacia Leiteira.
O secretário de Estado do Meio Ambiente, Alexandre Ayres, ficou entusiasmado com o compromisso do grupo e das futuras parcerias, inclusive com a participação no início deste mês de fevereiro, com a solenidade de assinatura da ordem de serviços, no valor de R$ 35 milhões, para conclusão das obras do esgotamento sanitário de Arapiraca.