Perto de concluir seu segundo mandato como prefeito de Taquarana no próximo dia 31 de dezembro, Alay Correia (PMDB) esteve em Brasília na última quinta-feira, 29, para receber mais uma boa notícia para seu município: o Selo Unicef Município Aprovado edição 2009-2012. Pela segunda vez o trabalho desenvolvido pelo prefeito Alay e toda a sua equipe em favor da melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes do município foi reconhecido pelos dirigentes do Unicef no Brasil. Em 2008, Taquarana também recebeu o selo Unicef.
A solenidade de entrega do selo aconteceu no Museu Nacional, em Brasília (DF) e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas as ministras da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello; dos Direitos Humanos, Maria do Rosário e de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros; o senador Cristovam Buarque (PDT-DF); o representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl, além de prefeitos de vários municípios brasileiros, conselheiros de direitos e articuladores municipais.
“É uma satisfação muito grande receber de novo o selo Unicef porque a gente entende que as políticas públicas estão dando certo. Em cima da disciplina, da organização e responsabilidade estamos conquistando esse selo que tem um significado, uma importância muito grande para todo o município de Taquarana”, disse Alay, que esteve na solenidade acompanhado da articuladora do selo Unicef em Taquarana, Ana Paula Barbosa e do presidente do CMDCA, Everaldo José da Silva, mobilizador do projeto “Esporte e Cidadania”.
Alay conta qual a estratégia para conseguir o importantíssimo selo. “Nós estamos reduzindo a mortalidade, estamos conseguindo melhorar a vida das pessoas. E principalmente, construindo um país, uma nação em cima da preocupação com a criança e com o adolescente. Isso, as futuras gerações que irão agradecer a nós todos”, frisa. O prefeito de Taquarana enumerou as ações que proporcionaram a conquista do importante reconhecimento da Unicef.
“Nós tivemos avanços significativos na área de educação, também implantamos políticas públicas voltadas para a inclusão social. E principalmente na saúde com o acompanhamento da gestante conseguimos melhorar assim bastante nossos indicadores. Foi um encontro de interesses, da vontade de querer resolver e a mudança cultural. Essas populações tem uma vida uma história, que se faz necessário trabalhar bastante a família. O foco principal foi a família, com ênfase na criança e no adolescente”, concluiu.
O selo
O Selo Unicef Município Aprovado é uma tecnologia social inovadora, lançada em 1999 no Ceará, que, desde 2005, alcança todo o Semiárido Brasileiro. A partir de 2009, o Selo chegou à Amazônia Legal Brasileira, articulando, mobilizando, comunicando, acompanhando e, finalmente, certificando as políticas públicas municipais voltadas para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Para conquistar o Selo, os municípios foram avaliados em três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social.
O Impacto e Gestão foram avaliados a partir do desempenho de indicadores de Saúde, Educação e Proteção no período de quatro anos.