O Santos venceu em casa por 3 a 1 o Palmeiras neste sábado, na Vila Belmiro, em confronto válido pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time alvinegro chegou aos 53 pontos e pode terminar a competição no máximo na oitava posição. Já a equipe alviverde, rebaixada há três jogos, se despediu da Série A com 34 pontos, na 17ª colocação, a frente apenas de Atlético-GO e Figueirense.
Apesar da má fase e de jogar fora de casa, quem começou na frente foi o Palmeiras, com um golaço de Maikon Leite, logo aos quatro minutos do primeiro tempo. Se o tento deixou a impressão de que o clube do Palestra Itália poderia se despedir da primeira divisão com vitória, ela se desfez ainda no primeiro tempo: Vitor Andrade empatou aos 12 minutos e Neymar virou de pênalti aos 22 e confirmou a vitória aos 38.
Apesar da vitória, o Santos não pode comemorar tanto, já que o time da Vila Belmiro terminou o ano de seu centenário conquistando apenas o título paulista e, com uma campanha mediana no Brasileiro, sem vaga para a Libertadores de 2013. Já o Palmeiras, que parecia retornar aos áureos tempos com a conquista da Copa do Brasil, teve um segundo semestre horrível e foi rebaixado pela segunda vez em 10 anos.
Agora, as equipes dão descanso aos seus jogadores e já começam a pensar na próxima temporada. O Santos visa reforçar o time, excessivamente dependente de Neymar – que desfalcou o time alvinegro neste ano diversas vezes por conta de convocações para a seleção brasileira -, e nomes como o de Robinho, do Milan, e Montillo, do Cruzeiro, são comentados na Vila Belmiro.
Já o Palmeiras, que pode terminar com o maior número de derrotas deste Brasileiro, precisa começar a pensar em um time que seja competitivo na Libertadores e que não decepcione na Série B. Durante a semana, a diretoria já divulgou uma lista com 15 jogadores que nem precisarão voltar do descanso e grandes nomes ainda não foram anunciados pela diretoria alviverde.
O jogo
O Santos começou a partida buscando exercer uma pressão desde os primeiros instantes sobre o Palmeiras. Só que o Verdão foi mais eficiente e, em rápido contra-ataque, aos quatro minutos, abriu o placar. O argentino Barcos lançou Maikon Leite, que dominou e soltou a bomba, sem chances para Rafael, estufando as redes do Peixe.
No minuto seguinte, o Verdão poderia ter ampliado, novamente com Maikon Leite, mas desta vez Rafael conseguiu fazer a defesa, em chute forte do veloz atacante palmeirense.
Em desvantagem no placar, os santistas partiram em busca do empate e ele quase chegou, aos nove. Com Maurício Ramos, a zaga alviverde salvou o que seria um gol do argentino Patito Rodríguez, praticamente em cima da linha. No rebote, Neymar ajeitou para trás e Juan finalizou mal, mandando a bola pela linha de fundo. No entanto, pouco depois, o Alvinegro Praiano chegou ao empate, em bela trama do seu ataque. Aos 12, Patito Rodríguez tocou para Neymar, que driblou o goleiro Raphael Alemão e, com calma, esperou a chegada de Victor Andrade, tocando a bola para o novato atacante chegar antes do zagueiro rival e completar para o fundo do gol: 1 a 1.
A virada do Santos não demorou para sair e veio pelos pés de Neymar. Aos 21, a Joia recebeu a bola e sofreu pênalti, cometido por Román. O zagueiro paraguaio, que já tinha cartão amarelo, foi expulso pelo árbitro. No minuto seguinte, o camisa 11 do Peixe cobrou a penalidade com extrema categoria, colocando o seu time em vantagem no marcador.
Com um jogador a mais em campo, a equipe santista passou a ditar o ritmo, atuando com segurança e desperdiçando várias chances de gol. Uma das principais delas aconteceu aos 33, quando Felipe Anderson cruzou para Neymar acertar a trave e, no rebote, tocar de pela linha de fundo.
Inspirado, o craque alvinegro não perdoou a oportunidade que teve, aos 38. Alan Santos deu início ao lance, acionando Patito Rodríguez pela esquerda. O argentino cruzou para Neymar que, com precisão, escolheu o canto direito de Raphael Alemão, finalizando sem chances de defesa para o arqueiro palmeirense.
Antes do intervalo, o Santos ainda poderia ter feito o seu quarto gol. Aos 45, Patito Rodríguez fez bom lance individual e rolou para a conclusão de Neymar, só que Maurício Ramos evitou mais um gol do camisa 11 do Peixe.
Na volta para a etapa complementar, com Luiz Gustavo no lugar de Mazinho, o Palmeiras passou a priorizar a defesa, procurando evitar que os santistas ampliassem o placar na Vila.
Os alvinegros, por sua vez, perderam o volante Alan Santos, expulso após receber o segundo amarelo, aos 10. Logo em seguida, Arouca deixou o gramado, contundido. Gérson Magrão entrou na sua vaga.
Depois do cartão vermelho para Alan Santos, o jogo esfriou e as chances de gol passaram a ser cada vez mais raras durante o confronto. Sem qualquer mudança no panorama da partida, o Santos administrou o resultado, com direito a várias jogadas de efeito de Neymar, até o apito final.