Tombini admite que preços da gasolina e energia são altos

Durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini admitiu que os preços da gasolina e da energia elétrica no País são elevados. O presidente da autoridade monetária lembrou, ainda, que os dois componentes são os que mais têm impacto na inflação, por serem itens básicos.

Segundo Tombini, o preço da energia deve reduzir em 2013, com a medida de prorrogação das concessões das elétricas que vencem entre 2015 e 2017. "O preço da energia no País estava superior aos nossos competidores. Quando há políticas que visem enderaçar problemas identificados de longa data no Brasil, como o custo de energia, naturalmente o BC vai internalizar esses impactos diretos ou indiretos em suas projeções de inflação. A questão da energia elétrica é o endereçamento de um problema de competitividade, estrutural", disse o presidente.

Em relação ao preço da gasolina, no entanto, Tombini afirmou que a questão está além dos poderes do Banco Central, mas também admitiu que "qualquer comparação internacional mostra nosso preço na parte elevada do intervalo de preços na América Latina e em relação a outros competidores".

Fonte: Terra

Veja Mais

Deixe um comentário