O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) realizou na manhã desse domingo (30) uma operação na feira livre da cidade de Arapiraca.
Após denúncia anônima, os policiais do BPA, comandados pela tenente Djane Menezes, chegaram até o local onde foram apreendidos 205 pássaros silvestres, dentre as espécies galo de campina, cardeal, extravagante, sanhaço, azulão, canário da terra, curió pardo, graúna, Jesus meu Deus, jandaia, garibaldi, cravina, sangue de boi, xofreu, sibite e bigodinho.
“Algumas dessas espécies já estão ameaçadas de extinção. O crime está tipificado no artigo 29 da Lei 9605 – Lei dos Crimes Ambientais, cuja pena é de seis meses a um ano de detenção e multa”, informou a tenente Djane.
Ainda segundo ela, os infratores se evadiram do local com a chegada do BPA e abandonaram os animais.
O Batalhão de Polícia Ambiental reforça a necessidade das pessoas denunciarem a prática de comércio ilegal e pede que a população denuncie através dos números 3315-4325 e 181.
Os pássaros apreendidos foram encaminhados ao centro de tratamento especializado do Ibama onde serão tratados e reintroduzidos à natureza. A operação contou com o apoio do 3º BPM, situado na cidade de Arapiraca.