A Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) lança na próxima terça-feira, 26, a primeira edição do projeto Mercado Cidadão. A ideia é oferecer uma série de serviços aos comerciantes dos mercados públicos de Maceió, como expedição de CPF, carteiras de trabalho, cortes de cabelo, exames de sangue e vacinação.
Os primeiros comerciantes a serem beneficiados são os do Mercado da Produção, na Levada. Os serviços serão oferecidos também na quarta-feira, dia 27. Segundo o secretário da Semtabes, Arnóbio Cavalcanti, o projeto faz parte do trabalho que a Prefeitura vem realizando para incluir Maceió no Sistema Nacional de Abastecimento.
Ele explica que percebeu a carência de alguns desses serviços depois que a Semtabes passou a regularizar a situação de muitos comerciantes nos mercados públicos. “Quando iniciamos a confecção de alguns boletos bancários percebemos que muitas pessoas não tinham sequer o CPF”, revela Arnóbio Cavalcanti.
As edições seguintes do projeto Mercado Cidadão serão realizadas nos dias 2 e 3 de fevereiro, no Mercado do Tabuleiro; dias 9 e 10, no Mercado do Benedito Bentes; e dias 23 e 24, no Mercado do Jacintinho. São parceiros do município no projeto o Banco do Brasil, a Delegacia Regional do Trabalho (DRT), o SENAC e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que fará a vacinação e exames de sangue.
O Mercado Cidadão faz parte do projeto da Semtabes que vai capacitar todos os comerciantes dos mercados públicos da capital. Na prática, esses locais oferecerão serviços além da simples venda de produtos, podendo ter programações culturais e venda de artesanato.
Outra mudança será a automação comercial da maioria das barracas, oferecendo opções de venda a crédito e débito aos clientes. Os feirantes também passarão a usar um uniforme padronizado, para facilitar a identificação.