Mesmo com o tempo chuvoso na manhã de hoje na capital alagoana, cerca de três mil pessoas se aglomeraram na Praça da Faculdade, a fim de prestigiar a chegada da réplica do santo italiano Dom Bosco; que dentro de uma urna pesando 500 quilos, vem peregrinando por mais de 130 países, de todos os continentes, até agosto de 2015; ano em que seus devotos vão celebrar dois séculos do nascimento do santo da juventude como é conhecido Dom Bosco.
Em Alagoas, esse evento começou ontem à noite na cidade de Penedo, quando a réplica chegou da capital sergipana (Aracaju) por volta das às 19h. Lá, Dom Valério Brêda comandou uma verdadeira manifestação de alegria; com carreata, procissão e vigília até às 6h horas deste sábado,quando em seguida uma carreata se deslocou para Maceió conduzindo a urna sagrada.
Da Praça da Faculdade, um verdadeiro cortejo acompanhou a relíquia até a Igreja Metropolitana, que ao ensejo de tão significativa comemoração, a Arquidiocese de Maceió está recebendo essa preciosa relíquias insignes de São João Bosco que ficará até às 17h, exposta para todos os católicos,em meio a uma variedade de apresentação cultural como forma de propiciar entretenimento para todos. No final da tarde deste sábado, a peregrinação segue para a cidade de Matriz do Camaragibe, como último ponto de Alagoas.
A relíquia está no Brasil desde novembro último, e fica em nosso país até o mês que vem, sobretudo visitando os membros da grande Família Salesiana, cuja devoção está espalhada em mais de 130 países de seis continentes.
Para a Igreja Católica, a visita da Urna de Dom Bosco em Maceió representa um vigoroso estímulo de fortalecimento de adesão pessoal à missão que foi confiada a todas as obras e membros da Família Salesiana no Brasil e no mundo. Afirma ainda a Igreja, que a presença da Urna contendo as relíquias de Dom Bosco, renova as energias para incrementar o empenho na ação permanente em prol da juventude; razão de ser da vida e da obra de Dom Bosco que diversas instituições que lidam com o social, estão atuando em defesa de muitas pessoas carentes.