Bombeiros treinam salvamentos em edifício

Assessoria CBInstruções visam treinar bombeiros mediante possíveis ocorrências em prédios

Instruções visam treinar bombeiros mediante possíveis ocorrências em prédios

Com o crescimento do número de edifícios habitacionais, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) vem sentindo cada vez mais a necessidade atualizar os conhecimentos na área de salvamento e combate a incêndio neste tipo de edificação. Para isso, o 1º Grupamento de Bombeiros Militar (1º GBM), grupamento responsável pelo combate a incêndio na capital alagoana, vem realizando um cronograma trimestral de instruções para atuação dos bombeiros em edifícios altos.

O ciclo de instruções, iniciado no mês de janeiro, já passou por aulas teóricas, que trataram sobre a conduta a ser tomada em caso de ‘sinistros’ em prédios; neste mês de fevereiro, foi concluída a fase de visitas a algumas edificações que já foram vistoriadas e aprovadas pela Diretoria de Serviços Técnicos (DST) da Corporação; e, para março a possibilidade de um simulado está sendo estudada, visando o emprego de pessoal, viaturas, bem como o uso dos preventivos de incêndio existentes no edifício.

Segundo o tenente BM Barros, chefe da Seção de Operações do 1º GBM, o repasse dessas informações é muito importante, pois um incêndio em edifício não é um incêndio comum, pois requer conhecimentos específicos, que estão sendo adquiridos com as instruções. Além disso, os bombeiros receberam treinamento de salvamento de pessoas presas em elevadores, tanto em caso de falta de energia, como por pane no sistema.

“A importância de que os prédios estejam dentro das normas de prevenção de incêndio e pânico exigidas pelo CBMAL garante que o combate será realizado com eficiência, tanto pelo tempo, como pela qualidade, pois o ideal é que os bombeiros utilizem os preventivos fixos da edificação, e é por isso que estamos treinando-os para conhecerem e saberem como melhor utilizá-los em caso de uma emergência”, ressaltou o tenente BM Valdeilson, vistoriante da DST.

Fonte: Assessoria CB

Veja Mais

Deixe um comentário