Tuberculose é tema de capacitação

AssessoriaCapacitação envolveu médicos, enfermeiros e farmacêuticos

Capacitação envolveu médicos, enfermeiros e farmacêuticos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, desde o início deste ano, treinamentos sobre o novo esquema de tratamento da tuberculose. As orientações – destinadas aos médicos, enfermeiros e farmacêuticos da rede municipal – são fundamentais para a implantação do esquema terapêutico nas unidades de referência para o tratamento da doença.

O sistema de tratamento da tuberculose passou por modificações em todo o País. O esquema adotado, chamado ‘básico’, reduz de nove para quatro o número de fármacos (drogas) utilizados no combate à doença e pretende com isso, reduzir também o abandono do tratamento e aumentar a adesão de pacientes.

A coordenadora do Programa de Tuberculose da SMS, Vanessa Almeida Nascimento, explica que o esquema básico já vinha sendo utilizado em diversos países com resultados positivos. Ainda segundo Vanessa Almeida, o tratamento deverá ser realizado durante seis meses ininterruptos para que o paciente seja curado por completo. O tratamento “quatro em um” é composto pelos fármacos: Rifampicina, Isomiazida, Pirazinamida e Etambutol.

Até o momento foram treinados cerca de 150 profissionais. “Esses profissionais tiveram acesso às informações sobre os fármacos, o tratamento e os índices de infestação da doença, tal como as metas para 2010. Esses profissionais estão sensibilizados, com um olhar diferenciado sobre a doença”, afirma.

Segundo Vanessa Almeida, Maceió está trabalhando para alcançar a meta de 85% de cura e 5% de abandono do tratamento. A coordenadora lembra que o tratamento é gratuito e basta procurar as unidades de referência.

Fonte: Assessoria/SMS

Veja Mais

Deixe um comentário