Alagoas iniciou nesta segunda-feira (1º) a distribuição das 62 mil doses da vacina contra a gripe A e 900 mil seringas aos seis municípios que atuam como regionais da rede de frios. O quantitativo de vacinas é referente à primeira etapa da campanha, que ocorrerá a partir do dia 8 de março em todo o País.
Na terça-feira (2), a Sesau prossegue com a imunização dos profissionais de saúde iniciada na semana passada na Santa Casa de Misericórdia e hospital Unimed. A partir das 8h, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais que atuam no Hospital Escola Hélvio Auto serão vacinados contra a influenza A (H1N1).
A ação é promovida pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Secretaria de Saúde de Maceió. Durante reunião ocorrida hoje no Hélvio Auto, os profissionais foram sensibilizados sobre a importância da imunização, medidas de prevenção e sintomas da doença.
De acordo com Sandra Canuto, superintendente de Vigilância em Saúde, cerca de 400 profissionais do hospital Hélvio Auto deverão tomar a vacina. “A meta de Alagoas é vacinar 1.065.573 milhão de pessoas durante toda a campanha, que seguirá o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde”, informou.
Para discutir as estratégias da campanha, técnicos da Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado se reúnem na próxima quarta-feira (3), às 8h30, com coordenadores da vigilância epidemiológica e de imunização dos 102 municípios. O encontro será no Maceió Mar Hotel, na Ponta Verde.
Alagoas antecipou a vacinação contra a influenza A para profissionais de saúde devido a ocorrência de casos suspeitos que necessitaram de internação. A medida da imunização é para garantir que todos os profissionais estejam protegidos contra o vírus H1N1 e se mantenham sadios para tratar de possíveis pacientes acometidos pela doença.
Calendário – Os demais profissionais de saúde e indígenas deverão ser vacinados do dia 8 até 19 de março. De 22 de março até 2 de abril é a vez das gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a 2 anos tomarem a vacina.
Jovens de 20 a 29 anos devem procurar os postos de vacinação de 5 a 23 de abril. De 24 de abril a 7 de maio, idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas receberão doses da vacina. O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária de vacinação para pessoas de 30 a 39 anos, que deverá ocorrer de 10 a 21 de maio.