Em entrevista concedida à TV Assembleia, o presidente do Poder Legislativo, deputado Fernando Toledo (PSDB), afirmou que havia a expectativa do Orçamento ser sancionado sem vetos pelo governador Teotonio Vilela Filho. “O veto estava dentro do campo das possibilidades. Mas nós esperávamos que, depois das conversas e negociações que tivemos com o Executivo, o projeto aprovado por esta Casa fosse recebido de forma positiva”, declarou o presidente do Legislativo.
Toledo afirmou ainda que a confirmação dos vetos dá a Assembleia a chance de fazer uma nova “reflexão” sobre o projeto. “Com o veto, vamos analisar com muito cuidado os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. A primeira análise feita pela Comissão de Orçamento da Casa foi favorável ao reajuste dos duodécimos dos Poderes, pois levou em conta o aumento da receita corrente líquida do Estado e a retomada do crescimento econômico do Brasil e de Alagoas após a crise mundial. Com esse crescimento de receita, nenhum dos Poderes estaria agredindo os limites constitucionais”, afirmou o presidente.
Toledo espera ainda que a análise das razões dos vetos, que será feita pela Comissão de Orçamento, aconteça de forma célere, para que o projeto seja apreciado pelo plenário o mais breve possível. O presidente lembrou ainda das demandas dos Poderes, em especial da implementação do Plano de Cargos e Carreira do Poder Legislativo