Câmara de Maceió homenageia mulheres

AssessoriaAssessoria

A Câmara de Vereadores de Maceió homenageou, durante sessão especial realizada na manhã desta quarta-feira, 10, sete mulheres com serviços prestados à sociedade alagoana, escolhidas pelas sete vereadoras que compõem o colegiado da Casa Mário Guimarães. Na ocasião, todas foram agraciadas com a Comenda Selma Bandeira, em solenidade que lotou o plenário Galba Novaes de Castro, tomado por várias lideranças comunitárias e feministas. Na ocasião, o Governo do Estado esteve representado pela superintendente de Promoção dos Direitos e de Políticas para Mulher, Micheline Vilela Toledo.

As homenagens fazem parte da 2ª Semana da Mulher, da Câmara de Vereadores de Maceió. Na oportunidade, foram homenageadas Adil Ferreira da Silva Souza, Arlete Lima Quiorato, Juraci da Silva Ramos, Ilza dos Santos, Maria José dos Anjos Rego, Lorivane Correia Teixeira e Maria Vitória Rocha Ferreira.

Abrindo a sessão solene, a vereadora Fátima Santiago (PP) – vice-presidente do Legislativo Municipal – fez um breve relato de sua homenageada, a pedagoga e assistente social Arlete Lima Quiorato. Mãe de três filhos, quatro netos, e viúva há 11 anos, Arlete se notabilizou devido aos serviços prestados a dependentes químicos em Maceió, onde já exerceu o cargo de secretária do Trabalho e Ação Social.

Na sequência, a comenda foi entregue a Maria Vitória Rocha Ferreira, a homenageada da vereadora Amilka Melo (PDT) – que não pôde comparecer à sessão devido a problema de saúde envolvendo um familiar próximo. Com isso, a vereadora Tereza Nelma (PSB) fez a apresentação da presidente da Associação dos Moradores do Bairro do Poço e voluntária da Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE).

Já a vereadora Rosinha da Adefal (PTdoB), na apresentação de Maria José dos Anjos Rego, disse ter sido muito difícil escolher um nome ‘entre tantas mulheres simples, mas igualmente batalhadoras’. Maria José é natural de Matriz do Camaragibe e, desde a adolescência, atua como parteira ‘pela simples vontade de ajudar o povo’. Anos depois, veio a cursar enfermagem, sendo convidada a trabalhar na maternidade da região, onde ajudou mais de mil crianças a nascer, segundo relato da homenageada de 72 anos.

“Ela conheceu a diabetes, perdeu uma perna, o que não lhe entristeceu. Depois, devido à gravidade da doença, acabou tendo de amputar a segunda perna e nem assim deixou de servir à população, vindo a criar a associação dos deficientes de Matriz, passando a lutar não apenas pelos portadores de deficiência, mas também pelas minorias”, comentou a vereadora Rosinha.

Em seguida, foi a vez de a vereadora Tereza Nelma retomar a palavra para, representando a vereadora Thaíse Guedes (PSC) – que precisou viajar para participar de reunião de seu partido –, relatar a história de vida de Juraci da Silva Ramos. Juraci, que estudou somente até a quarta série do ensino primário, tendo 28 netos e 15 bisnetos, conseguiu várias melhorias à comunidade onde se criou, no Barro Duro. Juraci é presidente da Associação das Mulheres do Clima Bom, onde passou a residir e militar, buscando soluções a problemas como o sub-registro de crianças carentes, ‘sempre defendendo a dignidade humana’.

Mais homenagens

Dando sequência à série de homenagens, a vereadora Silvânia Barbosa (PTdoB) também utilizou a tribuna para resumir a vida de Ilza dos Santos. Natural de Viçosa, Ilza é formada em contabilidade e está entre as 300 ‘Mulheres da Paz’, iniciativa do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Governo Federal – cujo objetivo é propiciar um ambiente de socialização em comunidades acometidas pela violência. Também professora, Ilza contribui com o Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos, já tendo lecionado em sua própria residência.

Com a palavra, Heloísa Helena (Psol) homenageou a líder comunitária da Favela Sururu de Capote, no bairro Vergel do Lago, Lorivane Correia Teixeira. Mais conhecida como Vânia, a ex-menina de rua e hoje marisqueira luta para que o poder público continue a desenvolver atividades ‘no sentido de se evitar que nossas crianças não sejam condenadas pela mão-de-obra barata fomentada pelo narcotráfico, ou seduzidas pelo mundo da prostituição’. “Sua luta é infinitamente mais difícil do que a nossa”, destacou a vereadora.

E encerrando a sessão de homenagens, a vereadora Tereza Nelma entregou a comenda Selma Bandeira a Adil Ferreira da Silva Souza, vice-presidente da Associação dos Moradores do bairro do Prado, ‘ sempre engajada com as causas sociais da comunidade’. “Dona Dil, como é mais conhecida, é auxiliar de enfermagem e já trabalhou no Pam Salgadinho, onde conseguiu sua aposentadoria e deixou um legado, sobretudo no que diz respeito à atenção ao idoso”, comentou Nelma.

Ainda na solenidade da manhã desta quarta-feira, integrantes do ‘Desafio Jovem’, uma iniciativa da Federação Alagoana de Comunidades Terapêuticas – que assiste jovens dependentes químicos –, prestaram homenagem às vereadoras e comendadeiras, entoando canções religiosas.

Também presente à sessão, o vereador Pastor João Luiz (DEM) disse que, ‘pela primeira vez, a Câmara de Maceió deixou um pouco de lado o currículo universitário, concedendo homenagem a quem também a merece’.

As atividades da 2ª Semana da Mulher terão sequência no próximo dia 16, com palestra da juíza Ana Florinda, titular da 1ª Vara de Família de Maceió, com o tema ‘Reconhecendo a Paternidade’. A palestra acontecerá às 10 horas, no plenário da Câmara de Vereadores, no Centro de Maceió. Já no dia 30, a partir das 16 horas, será a vez de as vereadoras homenagearam as Mulheres da Paz, no auditório da Escola da Magistratura Alagoana (Esmal), no bairro do Farol.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário