O juiz da comarca de Mata Grande, realizou uma reunião, na manhã desta quinta-feira (11), que contou com a presença de representantes do 9° Batalhão da PM, vereadores, promotor, prefeito e delegados para estudar uma forma de garantir segurança à população. Ficou definido que o capacete será utilizado normalmente obedecendo às normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O juiz Yulli Roter Maia, afirmou que no primeiro momento, não será necessário proibir o uso do capacete no município e sim, melhorar o efetivo policial. “Nesse momento não será proibido o uso do capacete, estamos estudando outras formas para garantir a segurança na cidade, como por exemplo, a criação de uma guarda municipal e reforçar o efetivo policial”, disse.
O prefeito Jacob Brandão preocupado com o problema estuda a possibilidade de implantar nos próximos dias, um sistema de monitoramento de câmeras espalhadas na cidade e a ativação da guarda municipal desativada, na gestão passada.
“Nesses dois meses, quero implantar o sistema de câmeras na cidade, que vai ajudar no trabalho da polícia e ativar a guarda municipal. Estou esperando a reunião com o secretário de Segurança Pública, Paulo Rubim e solicitar mais policiais aqui para nossa região”, destacou o prefeito.
Sargento Jalves reforça que condutores pegos sem o capacete, serão multados, ou terão as motos recolhidas para a Companhia Militar. “Temos que reforçar que lei nenhuma foi aprovada, proibido capacete, quem for pego desobedecendo à lei, será responsabilizado”, garantiu.
Já sobre uma lei municipal, aprovada por unanimidade pelos vereadores de Inhapi, que veta o uso do capacete, só entrará em vigor, após o prefeito sancionar. “Sendo sancionada é lei, mas é inconstitucional devido à existência de uma lei federal que obriga o uso do equipamento de segurança”, explicou o juiz.
Durante a reunião foi discutida também formas para organizar o trânsito, no Centro de Mata Grande. Toda cidade será sinalizada para facilitar o trabalho da polícia. O delegado Genilson Souza conversou com o presidente da Associação dos transportes alternativos para encontrar uma forma de não prejudicar o trânsito.
“Conversei com o presidente da associação dos transportes para discutir uma melhor forma de organizar o trânsito, sem atrapalhar ninguém. Outras reuniões vão acontecer para resolver o problema”, falou Genilson.
No povoado Santa Cruz do Deserto, será inaugurada, no mês que vem a reforma do Posto Policial. “Com a ajuda do prefeito, o nosso povoado vai ficar mais seguro com dois policiais dia e noite fazendo a segurança”, destacou o vereador Joseval Costa.
Participaram da reunião, o juiz Yulli Maia, promotor Cláudio Teles, os delegados de Mata Grande, Genilson Souza, de Inhapi, Walter Cunha, aspirante da PM, Everton, sargento Jalves, capitão Wiston, vereadores Samyr Malta, Ivan Malta, Julio Brandão, Josival Costa e o prefeito Jacob Brandão. Outra reunião ficou agendada para o dia 15 do próximo mês, para acompanhar o andamento das idéias aprovadas.