O Projeto Guardião da Cidadania, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou uma ação, nesta quinta-feira (11), para a retirada de famílias em situação de rua. A ação foi realizada no conjunto José Tenório, localizado na Serraria.
A equipe do Guardião – uma psicóloga e uma assistente social – fez um cadastro inicial para avaliar a situação desses moradores. Nesta sexta-feira (12), essa equipe retornará para levar essas famílias até a sede do Projeto Guardião, para agilizar a documentação e inseri-las em programas sociais.
Segundo a diretora de Proteção Social Especial da Semas, Elisangella Mello, duas famílias já estão cadastradas na Secretaria Municipal de Habitação Popular e Saneamento (SMHPS), e o processo será agilizado para que recebam sua casa própria. “Para as outras famílias que não tiverem documentação ou cadastro na Habitação, o Projeto Guardião fará o levantamento para intermediarmos o processo”, disse.
O secretário municipal de Assistência Social, Francisco Araújo, destacou que a equipe do Guardião realiza esse trabalho com a população de rua diariamente. “Muitas dessas famílias já foram retiradas das ruas e até receberam auxílio moradia, mas acabam voltando para as ruas. A Semas continua com o compromisso de resolver essa situação, como também de encaminhá-las para que sejam incluídas em programas sociais e no mercado de trabalho”, falou.
A ação teve o apoio de técnicos do Projeto Guardião e da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL).