A Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) realiza, na quarta-feira (17), o seminário Agropecuária Alagoana: uma nova configuração institucional. O principal objetivo é discutir a ação das entidades públicas no fortalecimento do setor agropecuário.
O encontro será na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL), no Centro de Maceió, a partir das 9 horas, e será aberto com uma palestra do secretário da Agricultura, Jorge Dantas, sobre a realidade institucional do setor agropecuário.
Em seguida, dois pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) irão falar sobre uma nova proposta institucional para o setor. Um deles é José Souza Silva, da Embrapa Algodão, e o outro é Pedro Gama, da Embrapa Semi-árido.
Engenheiro agrônomo de formação e pós-graduado em Economia, Pedro Gama, acredita que as instituições de pesquisa e extensão rural devem ser reestruturadas à luz das inovações tecnológicas e mudanças na legislação. “Essa institucionalidade deve levar em conta, por exemplo, a nova Lei de Ater (12.188/10, que institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural)”, afirmou o pesquisador.