Pastores, líderes e outros membros de igrejas reunidos na 87ª Assembléia Anual da Convenção Batista Alagoana (CBA), que se realiza desde sexta-feira nesta cidade, devem retornar hoje às suas comunidades eclesiásticas em mais de 70 municípios do Estado com o compromisso de levá-las ao desafio de conquistar Alagoas para Cristo, por meio da evangelização e da conseqüente plantação de igrejas multiplicadoras.
O desafio ao povo batista foi lançado antes do início da Assembléia Anual, na manhã e tarde de sexta-feira, durante um treinamento ministrado pelo pastor Nilton Antonio de Souza, gerente executivo de Evangelização e Discipulado da Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira. Ele foi também o mensageiro oficial da Assembléia, renovando o mesmo desafio em cada uma de suas pregações.
Igrejas Multiplicadoras, segundo o pastor Nilton, são igrejas que oram, evangelizam, discipulam, ministram nos pequenos grupos e têm compromisso com a obra missionária; são igrejas que buscam os perdidos intensivamente; são adaptáveis e estão sempre preparadas para a ação; movem-se rapidamente para o meio das multidões e penetram pelas rachaduras espirituais das vidas humanas sem esperança e sem salvação; entram nos lares com estudos bíblicos, e constrangidas pelo amor de Cristo, levam as Boas-Novas aos que ainda estão em trevas, a partir do seu próprio território, e até aos confins da terra, com uma macro visão missionária.
Adoradores
“Deus está em busca de adoradores que se tornem trabalhadores. Primeiro, a intimidade e depois a atividade. Uma ação deve impulsionar e servir de trampolim para outra ação. Antes, o Senhor da seara, e depois, a seara do Senhor”, reforça o gerente de Evangelismo e Discipulado da JMN. O princípio, segundo ele, é o mesmo de Marcos 3.14: “primeiro, estar com Ele e depois sair para pregar!”
Compartilhando a visão de Igrejas Multiplicadoras aos mais de 300 mensageiros que foram a Penedo participar da Assembléia da CBA, o pastor Nilton anunciou que a Junta de Missões Nacionais está promovendo dois congressos direcionados a pastores, líderes e membros de igrejas interessados no tema. O primeiro evento acontece em São Paulo – PIB São Paulo, entre os dias 5 e 7 de abril –, e o segundo na IB da Capunga, no Recife/PE, entre os dias 8 e 10 de abril.
Programação
A Assembléia Anual da CBA, que teve como tema: “O aperfeiçoamento dos santos na obra da evangelização”, foi instalada oficialmente às 19h30 de sexta-feira na Igreja Batista em Penedo, no mesmo local em que o treinamento da JMN realizou-se na parte da manhã e da tarde. Os trabalhos tiveram continuidade no sábado, a partir das 8h30, e terminam hoje à tarde com a posse da nova diretoria da CBA para o biênio 2010/2012.
O evento é uma espécie de prestação de contas e de definição de metas para o novo ano eclesiástico da CBA, com suas igrejas, associações, instituições de ensino (Colégio Batista, Seminário Teológico Batista, Instituto Batista de Ensino Superior) e outras. Parte dos trabalhos ocorreu no Colégio Diocesano. A igreja hospedeira aproveitou para celebrar 110 anos de propagação do evangelho na cidade e inaugurar uma série de melhorias em seu templo, na Praça Clementino do Monte, no Centro.