aquiacontece.com.br
Policiais do 11º Batalhão de Polícia Militar e da Polícia Ambiental, estouraram na noite deste sábado (13), na Rua do Fogo que fica localizada no Bairro Santo Antônio, em Penedo, uma das maiores rinhas de galo da região, que ficava nos fundos de uma casa as margens do Rio São Francisco.
Na ação conjunta da Polícia Ambiental e da Polícia Militar, foram apreendidos cerca de 50 galos de briga, alguns em péssimas condições físicas. No local, foi montada uma estruturada arena, com várias gaiolas e arquibancadas, onde ocorriam às lutas entre os animais, que se atacavam aos olhos de um considerável número de pessoas que assistiam a lamentável cena de briga entre as aves. O local foi interditado e as pessoas foram identificadas e liberadas. O dono do estabelecimento ilegal não foi localizado.
A Lei nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, prevê pena de três meses a um ano e multa, para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. Porém, como todos que se encontravam no estabelecimento ilegal declaram participar do ato criminoso apenas como platéia, foram liberados, mais a qualquer momento poderão ser chamados para prestar depoimento com o objetivo de ajudar a polícia a descobrir quem é o proprietário da rinha, para que este possa sofrer as sanções penais previstas pela lei.
por Redação