O bispo de Penedo, Dom Valério Breda, anunciou o afastamento das atividades religiosas dos monsenhores Luiz Marques Barbosa, Raimundo Gomes e do padre Edílson Duarte das suas atividades à frente de paróquias na cidade de Arapiraca, após envolvimento em escândalo sexual. Os religiosos foram denunciados por antigos coroinhas, que supostamente teriam sido molestados ainda quando crianças.
O afastamento foi anunciado pelo bispo no fim de semana, durante celebração na Igreja Nossa Senhora dos Carmo, em Arapiraca. Em reunião que ocorre na manhã desta segunda-feira, dia 15, na Cúria de Penedo, deverão ser definidos os nomes dos padres que assumirão as paróquias de São José, Nossa Senhora do Carmo e a catedral Nossa Senhora do Bom Conselho, anteriormente coordenadas pelos padres denunciados.
De acordo com coordenadora diocesana de Penedo, Maria Rosiente Nobre Pires, o pronunciamento de Dom Valéria Breda deverá ser encaminhado à imprensa ainda nesta segunda.
O escândalo envolvendo os religiosos de Arapiraca ainda repercute na Igreja Católica em Alagoas. Na cidade de Arapiraca, o clima entre a comunidade católica é de incredulidade. Em contrapartida, vendedores de DVDs piratas reproduziram as imagens do monsenhor Luiz Marques mantendo relações sexuais com um jovem e estão comercializando o vídeo, que chegou a ser veiculado no Youtube sem cortes.