A partir desta quinta-feira, dia 18 de março, a Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura, estará em dez cidades brasileiras apresentando o Projeto Parabólica até o dia 20 de abril. A primeira cidade a receber o Parabólica será Maceió.
O projeto busca caminhos diretos e simplificados para viabilizar a ação interativa e dinâmica da cultura negra, por meio do diálogo entre governo e os agentes sociais interessados no desenvolvimento de políticas públicas e projetos que promovam e disseminem a cultura afro-brasileira.
Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e São Paulo foram os estados selecionados a partir de uma pesquisa quantitativa de projetos recebidos pela Fundação nos últimos dois anos, ou seja, foi feito um mapeamento dos estados que mais apresentaram projetos ou buscaram informações junto à Fundação Palmares, incluindo os candidatos a editais e seleções públicas.
A fim de garantir a participação de gestores e técnicos de instituições de cultura afro-brasileira, agentes culturais, políticos, artistas e produtores nas seleções do poder público, assim como informá-los sobre formas e possibilidades existentes de financiamento da cultura, o Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-brasileira (DEP) da Palmares, que coordena o projeto, realizará um ciclo de palestras nas capitais desses estados com orientações básicas a respeito da elaboração de trabalhos e captação de recursos no âmbito da cultura afro-brasileira.
Inúmeras são as demandas que a Palmares recebe para o desenvolvimento de parcerias, convênios, consultorias e/ou apoios diretos e o suporte a essas demandas pode ser dado de várias formas, não apenas financeiro.