Desde o ano passado, o governador Teotonio Vilela Filho comemora a agenda positiva na área econômica do Estado de Alagoas. Uma das principais iniciativas foi a construção da unidade Nordeste da Jaraguá Equipamentos Industriais, cuja inauguração será nesta sexta-feira, 19, às 10 horas. Instalada numa área de 292 mil m² no Polo Multifabril Industrial José Aprígio Vilela, na cidade de Marechal Deodoro, a fábrica exigiu investimentos na ordem de R$ 86 milhões e já conta com 150 funcionários em atividade.
A indústria do setor metal-mecânico iniciou a construção da unidade Alagoas em fevereiro de 2009, quando foi realizada uma cerimônia de lançamento da pedra fundamental. Na ocasião, o governador Teotonio Vilela lembrou que no local da fábrica antes havia apenas plantação de cana-de-açúcar, e que o cenário estava mudando com a vinda de novas indústrias. Ele também destacou a nova fase positiva que vive o Estado, em que os empreendedores são bem recebidos e acompanhados pelo governo, o que garante celeridade aos processos, além de segurança jurídica.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística, Luiz Otavio Gomes, considera a inauguração da Jaraguá a concretização de um sonho, pois representa a retomada do setor metal-mecânico de Alagoas. Ele lista alguns atrativos concedidos pelo Governo do Estado aos empreendimentos interessados em investir em solo alagoano, como os incentivos fiscal, creditício e locacional, além de todo acompanhamento dos técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística (Sedec).
Demanda
A Jaraguá Equipamentos Industriais, unidade do Nordeste em Alagoas, participa do esforço conjunto do Grupo Garcia na produção de 18 fornos para a Rnest (Refinaria Abreu e Lima), em um contrato no valor de R$ 1,2 bi. Os referidos fornos — sendo 4 UDS (Unidade de Destilação Atmosférica), 6 UCR (Unidade de Coqueamento Retardado), 6 HDT (Unidade de Hidrotratamento de Diesel e Nafta) e 2 UGH (Unidade de Geração de Hidrogênio) — deverão ser entregues até 2013.