fotografia feita pelo pequeno indígena Rayran Celestino

fotografia feita pelo pequeno indígena Rayran Celestino

Divulgaçãofotografia feita pelo pequeno indígena Rayran Celestino

fotografia feita pelo pequeno indígena Rayran Celestino

Depois de passar o verão expondo no Museu da Praia, na praia de Ponta de Mangue em Maragogi, as fotografias do projeto Autorretrato – O Nordeste que é a nossa cara – estão no Museu Casa de Graciliano Ramos, em Palmeira dos Índios. O recanto do Mestre Graça deve ser a última parada desta edição do Autorretrato. A mostra com 30 imagens produzidas por crianças de cinco comunidades alagoanas ficará até maio, e o público pode visitar a exposição qualquer dia da semana: a Casa de Graciliano está sempre de portas abertas e sua entrada é franca.

Em oito meses de trabalho o Autorretrato percorreu aproximadamente 3.500 km, para chegar a cinco regiões do Estado. Com o patrocínio do Banco do Nordeste, em parceria com o Governo Federal, realizamos oficinas de fotografia para 108 crianças e mostras locais vistas em média por 1.500 pessoas que residem em comunidades distintas como: quilombolas, indígenas, litorâneas, ribeirinhas e sertanejas.

O resultado é um surpreendente acervo com aproximadamente 5.000 imagens de elementos que fazem parte da cultura alagoana, feitas a partir do olhar de nossos pequenos fotógrafos. Fazem parte do conjunto da exposição final apenas seis imagens de cada comunidade. Do total, 20 fotos foram escolhidas pelo público, durante a Bienal Internacional do Livro, realizada em outubro de 2009 em Maceió, e através de votação no blog do projeto. Essa seleção virou cartão-postal e marcador de livro e foram remetidas a todos que votaram e deixaram o endereço. Centenas de postais também estão disponíveis aos visitantes que quiserem conferir a mostra na Casa de Graciliano.

Para ver todas as etapas do projeto, bem como a produção de todas as crianças que participaram das oficinas do Autorretrato, acesse nosso blog, vale a pena conferir o trabalho. www.retratonordeste.blogspot.com.

Veja Mais

Deixe um comentário