Coruripe: devotos homenageiam São José

Ascom CoruripeAscom Coruripe

Durante o último fim de semana, os devotos que deixaram aflorar a sublime fé depositada em São José, padroeiro do histórico povoado do Poxim, no município de Coruripe, em parceria com a paróquia de Nossa Senhora da Conceição, realizou uma celebração para homenagear o santo, cuja programação festiva foi iniciada às 19h do dia 11 deste mês, com realização da procissão da bandeira da festa. O novenário teve sequência durante os dias seguintes com a realização de missas solenes e animação de diferentes segmentos.

A procissão aconteceu neste domingo, 21, quando foi realizado o principal ato de devoção, a procissão de São José, da qual participaram milhares de pessoas, entre devotos visitantes que acompanharam o evento.

Como acontece todos os anos, contagiado pela veemente demonstração de fé por parte da multidão que se faz presente, o prefeito Marx Beltrão disponibilizou o apoio necessário para o pleno desenrolar de toda a programação em homenagem ao santo, festa esta endossada pelas várias apresentações folclóricas, como o folguedo originalmente local, o Mané do Rosário, e grupos culturais como bandas de pífano, folguedos, ministérios de música, banda filarmônica, dentre outros assistidos pela Secretaria Municipal de Cultura.

A procissão, que conduziu a histórica pequena imagem de São José nos ombros dos fiéis, foi iniciada às 16h, percorrendo as principais ruas do povoado, até a igreja que guarda a história de devoção ao santo padroeiro.

Começo da devoção
Por volta do ano de 1680, segundo Santos, um garoto, de família portuguesa, que brincava ao pé de uma palmeira ouricuri, na então Vila de Madre de Deus Curato do Poxim, encontrou enterrada uma pequena estátua. Ele levou o achado à sua casa e mostrou a seus pais. Após apreciação os pais da criança descobriram se tratar da imagem de São José, guardando-a num baú. No dia seguinte, quando brincava novamente à sombra da mesma palmeira ouricuri (local onde, pouco tempo depois, foi erguida a igreja de São José do Poxim), o garoto encontrou uma imagem semelhante a do dia anterior. Como já havia feito ao encontrar a primeira estátua, o garoto seguiu à sua casa para mostrar a suposta nova imagem a seus pais que, após averiguação, descobriram se tratar da mesma estatueta de São José, que não estava mais no baú onde havia sido guardada.

Após a descoberta da pequena imagem, o povoado, então denominado de Vila de Madre de Deus Curato do Poxim, passou a ser chamado de Vila de Madre de Deus de São José do Poxim, ficando conhecido depois como Vila de Real de São José do Poxim, hoje apenas Poxim. Quem visitar a Igreja de São José poderá conhecer um pouco mais da fascinante história do povoado e a beleza da pequena imagem do santo padroeiro local, relíquia ainda intacta, apesar de vários séculos de existência.

Segundo historiadores e estudiosos, vários acontecimentos importantes da história do Brasil foram passados no cenário do povoado coruripense, por onde se iniciou a exploração do pau-brasil. Com a biografia local resguardada a fé dos membros da comunidade é mantida e enriquecida, o que contribui para a ampliação do turismo no belíssimo Poxim, de natureza exuberante e que viu o tempo deixar vestígios dos nossos antepassados, dádivas concedidas pelas bênçãos de São José a um lugar cheio de histórias e mitos.

Fonte: Ascom Coruripe

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário