O Procon/AL inaugurou hoje (22), em Coruripe mais um posto de atendimento do Procon Comunitário. Desta vez, a contemplada é a Escola Estadual Djalma Barros Siqueira, localizada na Rua da Alegria, Centro. “A partir das 14h30, a população da cidade vai poder resolver suas pendências de consumo sem se ausentar da cidade, basta dirigi-se ao colégio”, ressalta o superintendente do órgão, Rodrigo Cunha.
Ao todo vão ser 20 postos, sendo 08 em Maceió e 12 no interior do Estado. O projeto tem a finalidade de conscientizar e orientar a população sobre os seus direitos como consumidor, além de levar informação às regiões mais distantes. Desde março de 2009, uma equipe do Procon/AL começou a seleção dos Jovens Multiplicadores em escolas públicas estaduais da capital e do interior. Em cada uma delas foram escolhidos quatro jovens (na faixa etária de 15 a 23 anos), dois para atuar como multiplicadores e dois treinados para cadastro de reserva.
Os 40 alunos selecionados vão receber uma bolsa auxílio de R$ 150,00. Para não atrapalhar os estudos eles vão trabalhar no turno contrário do horário escolar. “Além de adquirir conhecimento sobre Direitos do Consumidor, vão ter a chance do primeiro emprego", afirma Cunha.
Outra novidade é o Procon Móvel. Através dele vai ser possível realizar atendimento ao público e realizar audiências nos locais mais distantes. "Nosso objetivo é atingir os 102 municípios alagoanos. Para isso escolhemos geograficamente 12 cidades pólos, onde abrangerão as circunvizinhas. O Procon Móvel (ônibus) levará aos consumidores palestras, cursos, filmes e atividades relacionados com a educação para o consumo", esclarece Cunha.