Ceal será Eletrobras Distribuição Alagoas

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A partir desta terça-feira (23), a Companhia Energética de Alagoas (Ceal) muda de nome. Assim como as outras 14 empresas integrantes do Sistema Eletrobrás, a Ceal também adotará o nome e a marca da “holding”, e passa a se chamar Eletrobras Distribuição Alagoas. O objetivo da mudança é unificar e integrar as empresas e também facilitar a atuação da Eletrobras no mercado mundial.

O lançamento da nova marca da Eletrobras, na segunda-feira (22), no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, é um dos marcos mais importantes do Plano de Transformação da empresa, que começou oficialmente em dezembro de 2008, com uma apresentação da diretoria para o corpo de empregados, no Vivo Rio.

De lá para cá, as subsidiárias tiveram seus estatutos unificados, a lei de criação foi modificada para permitir que a companhia realizasse investimentos no exterior e o primeiro planejamento estratégico do Sistema está definido, entre outras ações que foram e estão sendo implementadas. Atualmente, 75% dos 57 projetos que compõem o Plano de Transformação já estão concluídos.

“O que o Sistema Eletrobras está vivendo não é uma simples mudança, mas uma transformação profunda”, afirma o presidente de “holding”, José Antonio Muniz.

Segundo ele, a decisão de transformar a Eletrobras foi tomada pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva e pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, diante da situação que se configurava para as empresas do Sistema.

“Nosso valor de mercado seguia um caminho descendente. Do jeito que a coisa ia, acabaríamos em pouco tempo”, conta o executivo, lembrando que o patrimônio líquido da Eletrobras é de cerca de R$ 80 bilhões, mas, para o mercado, a empresa vale apenas um terço disso.

O primeiro grande marco do processo de transformação da Eletrobras foi a Lei 11.651, editada em abril de 2009. Ela permite à companhia possa atuar no exterior, um passo essencial para equipá-la a fim de enfrentar as grandes empresas mundiais de energia.

“Somos a décima empresa de energia elétrica do mundo. Das nove concorrentes que estão a nossa frente, sete já estão no Brasil. Precisamos também nos internacionalizar a fim de gerar caixa para podermos entrar na competição global”, afirma Muniz, informando que, pelo Plano Estratégico da Eletrobrás, a empresa terá, em 2020, 10% de suas receitas provenientes de operações no exterior.

Fonte: Ceal/Eletrobras Distribuição Alagoas

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