Obras de ampliação de leitos de UCI do HU serão retomadas nesta terça
Mônica Lima As obras de ampliação da Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) do Hospital Universitário (HU) serão retomadas nesta terça-feira. A UCI ganhará mais 19 leitos, passando de 12 para 31. Desde o início da tarde desta segunda-feira (22), que os bebês estão sendo removidos para a maternidade Santa Mônica e os hospitais filantrópicos e privados. A coordenadora de Ações Estratégicas, Marta Celeste Mesquita, esteve acompanhando a remoção, realizada pelo Serviço Móvel de Urgência – Samu.
Enquanto a UCI estiver em obra, os atendimentos de recém-nascidos de alto risco e de gestantes serão realizados na maternidade Santa Mônica, desde que sejam encaminhados pelas unidades de saúde. Para atender a demanda, a casa maternal estará recebendo mais equipamentos, a exemplos de respiradores para UTI neonatal. O hospital Universitário nesse período funcionará apenas com o serviço de baixo e médio risco.
Os leitos para atender aos bebês foram assegurados através de uma parceria entre as Secretarias estadual e municipal da Saúde. E, ainda contou com o apoio do Hospital Universitário, Universidade Federal de Alagoas, Uncisal, através da Maternidade Santa Mônica e os estabelecimentos hospitalares da rede filantrópica e privada.
O proprietário da empresa Solidez Engenharia, José Luís, responsável pela obra, informou que a mesma será concluída dentro de 90 dias. A ampliação está orçada em R$ 120 mil, recursos do tesouro estadual.
As obras foram paralisadas em função do barulho que estava prejudicando os recém-nascidos internados no HU. Por isso, o hospital ficou aguardando que os bebês fossem transferidos para os hospitais da rede pública, filantrópicos e privados para poder dar continuidade aos serviços de ampliação dos leitos.