Na manhã desta terça-feira (23), foi realizada uma reunião no Museu dos Esportes, com intuito de definir as necessidades técnicas e estruturais do Estádio Rei Pelé, cuja conclusão das obras está prevista para junho.
A reunião contou com a presença do secretário de Estado Adjunto, Jorge VI, da equipe de engenharia da Telesil representada pelo diretor Osman Ramires e o engenheiro geral da obra, Fábio Vieira (responsável pelas obras de reforma do estádio), da Secretaria de Estado da Infra-estrutura (Seinfra), que foi representada pelos engenheiros fiscais Carlos Henrique e José Maria, da Associação dos Cronistas Desportivos de Alagoas (ACDA), por meio de seu presidente, Jorge Moraes, além de profissionais de TV, rádio e web.
Vários assuntos foram discutidos, principalmente a melhoria de condições de trabalho para a imprensa nos dias de jogos. Os membros presentes tiveram a possibilidade de fazer suas reivindicações para melhorar as condições de trabalho oferecidas no estádio. Entre as solicitações, o presidente da ACDA, Jorge Moraes, citou a melhoria no sistema de iluminação das cabines de rádio e uma melhor condição no ponto de apoio para a imprensa na parte baixa do estádio. Outro assunto destacado foi o banheiro da imprensa para os profissionais que trabalham na pista, perto do campo. O banheiro ficará localizado perto do vestários dos árbitros.
A situação da mídia eletrônica nos dias de jogos também foi lembrada na reunião. Com a reforma concluída, os sites continuam com um ponto de apoio abaixo das cabines de rádio, onde será disponibilizado um serviço de internet gratuito para a imprensa realizar normalmente as suas atividades. Ainda será definido se o serviço será via cabo ou wireless (sem fio). Uma nova reunião foi marcada para amanhã, onde será discutida a possibilidade de distribuição de vários pontos de internet pelo estádio facilitando o deslocamento dos profissionais.
Em uma parte da reunião, o historiador responsável pela administração do Museu dos Esportes, Lauthenay Perdigão pediu a palavra e fez questão de dizer que o espaço histórico do futebol de Alagoas precisa ser lembrado. Ele pediu uma maior atenção e a possibilidade da realização de melhorias no local. Lauthenay também citou a falta de segurança, afirmando que o Museu já sofreu várias tentativas de assalto.
O secretário Jorge VI afirmou que a intenção do governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, é oferecer mais conforto aos profissionais de imprensa. “Nós não estamos entregando uma obra de qualquer forma. O governo se preocupou em ouvir a impresa para fazer uma obra útil e satisfazer a todos os profissionais envolvidos no esporte”, declarou Jorge VI.
Ficou definido que uma nova reunião será realizada nesta quarta-feira (24), às 14 horas, no Trapichão, com os técnicos das empresas responsáveis pelo setor de telecomunicação, com os engenheiros da obra, para se aprofundarem mais nas necessidades dos profissionais.