O Barcelona pressionou, abriu 2 a 0 no Emirates Stadium e deu mostras de que ficaria em uma situação confortável para ir às semifinais da Liga dos Campeões da Europa. No final do jogo, porém, o clube catalão foi vítima de uma incrível reação do Arsenal, que buscou um empate por 2 a 2 e seguiu vivo para o jogo de volta, no Camp Nou, na próxima semana.
Em uma partida eletrizante com gols apenas no segundo tempo, o atacante sueco Zlatan Ibrahimovic marcou para o Barcelona aos 24s e ampliou aos 14min. O time anfitião, entretanto, descontou aos 24min com o atacante Theo Walcott e igualou aos 39min, com o meia Cesc Fabregas em cobrança de pênalti.
Inspirado, o goleiro espanhol Almunia foi responsável por defesas incríveis nos 15 minutos iniciais de partida, período no qual o Barcelona arriscou nove vezes a gol. De forma incrível, o arqueiro do Arsenal foi responsável por boas intervenções em chutes de Sergio Busquets, Lionel Messi e Xavi – a zaga também deu colaboração ao salvar finalizações na pequena área, além de Ibrahimovic ter perdido uma chance incrível após cruzamento de Daniel Alves.
Após controlar o ímpeto inicial do Barcelona, o Arsenal se arriscou no ataque e quase abriu o placar aos 23min: o francês Samir Nasri bateu colocado da entrada da área e a bola passou rente à trave de Victor Valdés. Entretanto, o técnico Arsene Wenger amargou duas baixas relevantes em seu time titular: o zagueiro William Gallas e o meia Andrey Arshavin deixaram o campo lesionados antes mesmo do intervalo.
O segundo tempo foi ainda mais eletrizante do que a etapa inicial e reservou os quatro gols do jogo. O primeiro, antes de o relógio marcar 1 minuto: Ibrahimovic foi lançado por Gerard Piqué e tocou por cobertura na saída de Almunia, inaugurando o placar aos 24s.
A vantagem parcial não fez com que o Barcelona se aquietasse em campo. O time visitante na capital inglesa ampliou sua frente aos 14min, novamente com o centroavante sueco. A zaga do Arsenal parou e deixou Ibrahimovic receber livre de Xavi e chutar com força, no ângulo de Almunia.
Wenger resolveu mudar e colocar em campo Theo Walcott aos 20min no lugar do defensor Sagna. Deu certo, e quatro minutos depois o jovem atacante descontou para o Arsenal após receber bom passe na área do dinamarquês Nicklas Bendtner.
A torcida londrina pedia mais um gol para o Arsenal no Emirates – e coube a Fabregas, sonho de consumo do Barcelona, essa tarefa. O meio-campista foi derrubado pelo zagueiro Carles Puyol na área e conseguiu um pênalti e a expulsão do adversário aos 38min. Na cobrança, o camisa 4 dos anfitriões deslocou Valdes e selou o empate.
Barcelona e Arsenal voltam a campo dentro de seis dias para a partida de volta das quartas de final da Liga dos Campeões. Terça-feira no Camp Nou, o time catalão, mesmo tendo "vacilado" fora de casa, pode empatar por 0 a 0 ou 1 a 1 para seguir adiante no torneio e enfrentar o vencedor do duelo entre Inter de Milão e CSKA Moscou (gols fora de casa valem como critério de desempate).