O governo de Alagoas nomeou – cujo ato foi publicado no Diário Oficial do Estado da quinta-feira (1º de abril ) – a secretária de Estado do Trabalho, do Emprego e da Renda, Nadja Soares Baía; a de Estado da Ciência e Tecnologia (Secti), Janesmar Camilo de Mendonça Cavalcante; e o secretário adjunto de Esportes, Luiz Antônio Camargo Ribas. Os ex-titulares devem ser candidatos a cargos eletivos nas eleições deste ano.
Nadja Soares é ex-vereadora de Maragogi e defensora pública. Os novos secretários Janesmar e Luiz Antônio eram superintendentes das respectivas pastas. A solenidade de posse ainda não tem data agendada para acontecer.
A nova titular da Ciência e Tecnologia, Janesmar Mendonça– substitui Kátia Born que deve ser candidata ao pleito deste ano – disse que a escolha do seu nome foi meramente técnica, com o intuito de dar continuidade aos projetos em andamento e evitar que sejam interrompidos, a exemplo do Polo Agroalimentar e Cidade Digital.
“Cheguei à Secretaria em fevereiro do ano passado com o objetivo de tocar e administrar os projetos da pasta”, disse Janesmar, doutora em Físicoquímica pela Universidade de Paris. Ela também foi diretora de Parques Tecnológicos da Secti.
Com relação ao Polo Agroalimentar, a nova secretária afimou que está tratando da implantação de infraestrutura nas cidades de Arapiraca e Batalha para alavancar a cadeia alimentar da Madiocultura (Arapiraca) e a de Leite e Derivados (Batalha).
No tocante à Cidade Digital, Janesmar reforçou que o projeto se inicia com a implantação de internet banda larga em Viçosa, Palmeira dos Índios, Quebrangulo e Paulo Jacinto (cidades que integram o Vale do Paraíba).