A nova distribuição de pontos da Fórmula 1 deveria priorizar as vitórias, mas justamente um piloto que ainda não ganhou nesta temporada ostenta a liderança temporária do Mundial. Esse fato foi utilizado pelo jornal espanhol As para apontar uma "contradição" no regulamento da categoria, que até aqui premia o brasileiro Felipe Massa.

Em análise publicada nesta segunda-feira, o diário não chega a afirmar abertamente que seja injusto Massa deter a ponta da Fórmula 1, mas dá vários indícios de que não concorda com a atual tabela. Assim, lembra que os pilotos que venceram corridas em 2010 – Fernando Alonso (37 pontos), Jenson Button (35) e Sebastian Vettel (37) – estão atrás do brasileiro (39), embora o novo sistema de pontuação "prime pelas vitórias".

Lamentando o resultado do Grande Prêmio da Austrália, disputado neste domingo, o jornal lembra que Alonso "deveria ter seguido líder do Mundial". O espanhol caiu para a segunda posição geral porque o motor de sua Ferrari quebrou a duas voltas para o fim da prova, tirando dele dois importantes pontos.

Em uma certa "alfinetada" a Massa, o As ainda conclui seu balanço da Fórmula 1 escrevendo que, após o Grande Prêmio da Espanha, em 9 de maio, "talvez já seja o piloto com mais vitórias aquele que encabeçará" a classificação.

Antes dessa prova, a categoria viaja em 18 de abril à China, cuja corrida servirá, segundo a publicação, para "desfazer" o equilibrado cenário no qual os cinco primeiros colocados da tabela estão separados por apenas quatro pontos – Nico Rosberg coleciona 35, mesmo número de Button.

Veja Mais

Deixe um comentário