Fernando Toledo

Fernando Toledo

Em meio à crise com os servidores do Poder Legislativo por conta da não implantação do Plano de Cargos e Carreiras (PCC), como havia sido anunciada pelo próprio presidente da Casa de Tavares Bastos, Fernando Toledo (PSDB), o parlamento alagoano foi fechado pelos trabalhadores – no dia de ontem, 5 – e a perspectiva é que não haja sessão nesta terça-feira, dia 6.

Porém, Fernando Toledo destaca que ainda há tempo para buscar um consenso com os funcionários da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas na tentativa de reabrir o parlamento e realizar a sessão ordinária dentro do horário regimental previsto (15h15). Toledo salientou que “a Assembleia Legislativa fechada não interessa a ninguém”.

“Existe uma demanda e os deputados estaduais precisam trabalhar. Há demandas do Poder Judiciário e do Executivo, por exemplo”, frisou ainda o presidente, em entrevista à Rádio Gazeta, na manhã desta terça-feira. Fernando Toledo deve se reunir com os servidores pela manhã. O objetivo – segundo ele – é chegar a um consenso. O presidente avaliou ainda que o fato de ser um ano eleitoral tem esquentado os climas entre os servidores da Casa.

Os servidores do Legislativo lutam pela implantação do PCC e consequente reajuste salarial há mais de um ano. No final do ano passado, o plano foi aprovado pelos deputados estaduais. Porém, não foi implantado de imediato porque o presidente Fernando Toledo alegava que seria necessário um reajuste do duodécimo da Casa para arcar com a nova responsabilidade. Os deputados estaduais conseguiram o reajuste “na marra”, em uma queda-de-braço com o Poder Executivo.

No entanto, até esta data o PCC não foi implantado. Fernando Toledo disse ainda que com o parlamento fechado é que não há condições e implantar o reajuste. Ao avaliar sua gestão à frente da presidência da Casa, o tucano salientou que uma de suas marcas foi garantir conquistas aos trabalhadores da Assembleia, além de ter tido uma posição firme contra as ações “teatrológicas”.

Entre estas ações, por exemplo, está o afastamento de sete deputados – por decisão Judicial – devido envolvimento em um esquema de corrupção que teria desviado mais de R$ 300 milhões dos cofres do parlamento. “Estou torcendo para não ter problemas hoje e que tenha sessão neste dia. Não interessa para a sociedade um parlamento parado, quando há demandas”, frisou ainda, garantindo que vai buscar o consenso. “Isto não faltará aos servidores, para que possamos progredir”.

Eleição

Fernando Toledo falou ainda sobre as eleições de 2010. O presidente ressaltou que uma renovação no parlamento é sempre bem-vinda. Toledo acredita que 1/3 dos deputados estaduais eleitos serão de 1° mandato, como aconteceu com ele mesmo em 2006. “Eu sou um deputado de 1° mandato e tive a sorte de presidir a Assembleia Legislativa, garantindo a conquista dos presidentes anteriores e impondo a minha marca. A reoxigenação é salutar e acontece naturalmente. Este ano, temos cinco ou seis deputados que não devem disputar cadeiras no parlamento, ou porque saem da vida pública, ou vão buscar outros rumos, ou apresentam seus sucessores”, finalizou Fernando Toledo.

Veja Mais

Deixe um comentário