O Corinthians fez sua parte e bateu o Rio Claro por 5 a 1 nesta quarta-feira, no Pacaembu. O resultado, porém, não foi suficiente para que o time avançasse às semifinais do Campeonato Paulista.
A equipe de Mano Menezes fecha a primeira fase com 35 pontos, um a menos que o São Paulo e a dois do Grêmio Prudente, que venceram seus compromissos contra Santo André e São Caetano, respectivamente.
A noite também foi de tristeza para o Rio Claro, que, com os triunfos de Mirassol, Paulista e Ituano, terminou o torneio na 17ª colocação, com 19 pontos, e terá que disputar a Série A-2 em 2011.
O Corinthians começou atrás, em mais uma falha do goleiro Rafael Santos. No lance que originou o gol de Rio Claro, Edu Salles cobrou a falta, Rafael bateu roupa e a bola sobrou para Luciano, em impedimento, bater para o gol. A falha fez Rafael ser perseguido pela torcida no primeiro tempo.
Apesar de sair em desvantagem, o jogo foi todo do Corinthians, que só atacava, enquanto o Rio Claro se segurava como podia – principalmente com faltas.
A superioridade corintiana, porém, esbarrava na falta de pontaria de seus jogadores: Danilo, Dentinho e Elias desperdiçaram chances incríveis para igualar o marcador.
E o gol que aquietou os ânimos dos pouco mais de 12 mil torcedores que tomaram chuva e enfrentaram frio para ver o Corinthians saiu mais tarde. Roberto Carlos cobrou falta na medida, Ronaldo se antecipou mas contou com a ajuda do zagueiro para igualar.
Mais ofensivo e mais rápido com a entrada de Iarley no lugar do machucado Tcheco, o Corinthians foi para o intervalo com a certeza de que, pelo menos, seria possível fazer a sua parte para conseguir a classificação.
Logo no início da etapa final o Corinthians foi avassalador contra um rival que parecia exausto após tanto lutar contra a queda. Dentinho virou aos 3min em boa jogada de contra-ataque. Aos 7min, Iarley foi premiado com um toque açucarado de Ronaldo para fazer o terceiro.
Mas o tento que arrancou aplausos de quem não perdeu a esperança de figurar entre os quatro semifinalistas saiu no golaço de Roberto Carlos, aos 22min do segundo tempo. O lateral esquerdo recebeu passe na entrada da área, driblou o adversário e chutou cruzado no ângulo para marcar o quarto.
A goleada foi fechada em mais uma jogada do lateral esquerdo, que serviu Dentinho para fazer o segundo dele e decretar a queda do Rio Claro. Antes do fim, o atacante foi substituído e ouviu os últimos aplausos dos corintianos nesta edição do Estadual.