O Ministério da Saúde informa que, até as 12h deste sábado (10), mais de 15,1 milhões de pessoas foram vacinadas contra a nova gripe. A campanha de imunização começou em 8 de março.
Neste sábado, o governo promove o chamado "Dia D" da vacinação. O objetivo é mobilizar gestantes, pessoas com doenças crônicas, crianças de seis meses a menos de 2 anos e jovens de 20 a 29 anos. Trinta e seis mil postos de saúde devem permanecer abertos.
Para saber onde você pode se vacinar, é preciso entrar em contato com a prefeitura de sua cidade
Especialistas desmentem mitos sobre nova gripe disseminados na internet
O "Dia D" de vacinação contra a gripe para os idosos deve ocorrer em 24 de abril. A partir desta data, até 7 de maio, será realizada a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a gripe comum. Quem tiver doença crônica também deve ser vacinado contra a gripe pandêmica.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, do início do ano até 3 de abril, 361 pessoas foram internadas com doença respiratória grave no país. Desse total, 56,2% dos pacientes eram da Região Norte. No mesmo período, foram confirmados 50 óbitos, sendo 25 no Pará. No estado, houve fila nos postos de saúde, principalmente em Belém, neste sábado.
É importante lembrar, no entanto, que a temporada de transmissão do vírus, o inverno, ainda não começou.
Maceió
Em Maceió, a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde disse que os dados relacionados à vacinação neste sábado, 10, estão sendo compilados e devem ser divulgados amanhã.