A Vigilância Sanitária Estadual implantou em Alagoas o Programa de Análise de Resíduos e Agrotóxicos em Alimentos (PARA), que visa analisar a qualidade dos produtos consumidos pela população. Nesta terça-feira (13), técnicos do órgão estiveram em um supermercado da Capital para coletar amostras de feijão, tomate, pimentão e batata inglesa, com o intuito de analisá-las e verificar o índice de agrotóxicos.

A partir desse trabalho, os técnicos poderão evitar que os alagoanos venham a consumir alimentos com alto nível de contaminação por agrotóxicos, evitando a proliferação de doenças, a exemplo do câncer. Para isso, no entanto, as amostras foram remetidas a laboratórios localizados em Minas Gerais, Paraná e Goiás, que deveram concluir a análise num prazo de até 60 dias.

“Coletamos as amostras dos alimentos e as encaminhamos para a análise, que irá atestar a qualidade e se eles estão contaminados. Com esta ação, estamos garantindo que os alagoanos possam consumir alimentos saudáveis”, salientou a coordenadora do PARA em Alagoas, Edileuza Rodrigues.

Ela ainda informou que os produtos foram escolhidos pelo Ministério da Saúde (MS) e que, no próximo bimestre, novos itens serão selecionados. O programa foi implantado em 2001 pela Agência Nacional de Vigilância Estadual (Anvisa), com o objetivo de prevenir agravos à saúde da população, pela exposição aos agrotóxicos através dos alimentos.

Veja Mais

Deixe um comentário