O Centro Universitário Cesmac está desenvolvendo projeto de extensão sobre Educação Cooperativa na Associação Esperança e Vida, uma Organização Não-Govenamental (ONG) localizada no bairro do Bebedouro, mais conhecido como Projeto Talita.
A proposta é trabalhar valores cooperativistas entre as 20 meninas que vivem no abrigo, tentando despertar nelas a vocação empreendedora. O projeto de extensão envolve 30 alunos dos curso de administração, sob a orientação da professora mestra, Niédja Dantas, que tem realizado seminários sobre temas como Economia Solidária, Empreendedorismo Social e Cidadania e Direito.
O objetivo do projeto é incentivar o grupo de meninas com idade entre 14 e 18 anos a consolidarem atividades produtivas já desenvolvidas por elas, preparando-as para formação de futuras cooperativas. “Lá na Associação elas já fazem bordados, bijuterias, serigrafias, confeitaria que podem ser transformadas em fonte de renda desde que os trabalhos sejam realizados de forma articulada”, afirma a professora Niedja.
E, graças ao projeto de sensibilização, já surgiram idéias para formação de futuras cooperativas, entre elas a de marisqueiras, na favela Sururu de Capote, onde a mãe de uma delas atua na atividade. “O projeto de extensão é uma grande oportunidade de os estudantes colocarem em prática os conhecimentos teóricos obtidos na sala de aula, enfrentando os desafios da vida real. E também é uma grande oportunidade para a comunidade que pode ter acesso a serviços com respaldo técnico e profissional”, diz Niedja.