DivulgaçãoDivulgação

Com a finalidade de iniciar a semana em comemoração ao Dia Mundial do Escoteiro que acontecerá no dia 23 de abril, os escoteiros Florestais realizam neste fim de semana 17 e 18 de abril (sábado e domingo), um acampamento na área Proteção Ambiental do Catolé (sede do Batalhão de Policia Ambiental), denominado: “Contra as Drogas o Melhor Remédio é a Prevenção”, enfatizando que o escotismo também é um programa de prevenção as drogas.

O objetivo da atividade junto à natureza será incutir nos escoteiros e escoteiras florestais, que todos devem viver de forma natural como fazem os animais sem recorrer ás drogas. Serão ensinadas técnicas de como dizer não as drogas e como identificar colegas que estão usando ou traficando drogas. A finalidade de colocar instrução referente à prevenção contra as drogas é o crescente envolvimento de adolescente e até crianças da comunidade com as drogas. Daí a necessidade dos chefes de escoteiros florestais decidirem incluírem nas instruções maneiras de dizer não as drogas e preparar as crianças e adolescentes caso os mesmo venham a ser assediados por traficantes.

No entanto a atividade acontecerá com o tradicional espírito de aventura do Escotismo Florestal com caminhadas, vida em barracas, limpeza dos manguezais, cozinhando suas refeições e jogos atrativos junto à natureza, objetivando a cidadania ambientalista nas crianças e adolescentes que fazem parte da Organização dos Escoteiros Florestais e enfatizando a importância de viver seguindo a promessa escoteira criada a mais de um século e que já serviu de orientação para varias gerações de jovens que fizeram parte do Escotismo.

O escotismo florestal foi criado no dia 19 de novembro de 1996, no Estado de Alagoas, e recebeu seu reconhecimento como nova modalidade de Escotismo Nacional e Internacional pela Associação Escoteira Baden-Powell (AEBP), filiada à World Federation of Independent Scouts (WFIS) da Alemanha.
Em todo o mundo comemora-se no dia 23 de abril o "Dia Mundial do Escoteiro". Esta data foi escolhida em homenagem a São Jorge, Santo escolhido por Baden-Powell fundador do Escotismo, como padroeiro dos escoteiros, desde o início do Movimento Escoteiro. São Jorge, que também, é o Padroeiro da Polícia Militar de Alagoas.

Durante o período do acampamento junto à natureza, as equipes de Escoteiros Florestais denominadas de patrulhas aprenderam que a segurança deve ser cumprida em todas as situações e que o meio ambiente necessita de ações que o defendam, seja por autoridade ou por pessoas comuns do povo, independente de idade ou situação financeira. A atividade terá a direção do Major Fidelis, terá como instrutores Chefes de Escoteiros e Policiais Militares do Batalhão de Policia Ambiental.

A atividade contará com o apoio da Polícia Militar, através do Batalhão de Policia Ambiental.

Veja Mais

Deixe um comentário